O Golpe do Pix do Falso Advogado tem causado preocupação entre os profissionais do direito.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Osvaldo Cruz, Dr. Marcelo Iampietro, que detalhou o assunto. “Eles utilizam os perfis dos advogados que atuam e colocam suas fotos em perfis falsos, entrando depois em contato com os clientes, se passando pelos advogados e as vezes até por funcionários do escritório contratado pela pessoa, pedindo dinheiro alegando tratar-se de antecipação de custas, inclusive de recolhimento de imposto de renda, mas esses pedidos não procedem. Na realidade a maioria desses clientes que atuam em face da previdência, que são os mais recorrentes, eles são isentos de custas, inclusive de imposto de renda. Nós estamos aconselhando a toda a advocacia e a população em geral o seguinte, aos advogados que coloquem cláusulas no seu contrato estabelecendo qual será o telefone de contato devendo ser usado somente o número que constar no contrato, e também que manter sigilo nos processos, para que nem outros advogados possam entrar e ter acesso a eles. Como eles mandam documentos que constam no processo, a pessoa acaba caindo no golpe. Outra questão que é importante mencionar é que as pessoas procurem pessoalmente o advogado, vai direto no escritório e verifiquem se realmente tem alguma coisa para pagar ou dinheiro para receber, ou se é um golpe.”, disse.
Segundo o presidente da OAB de Osvaldo Cruz, antes o fato ocorria quando o cliente estava em fase de cumprimento de sentença, ou seja, quando já estava para receber algum valor dentro do processo. “Agora eles estão entrando em contato mesmo em processos que estão em estágios mais atrasados, ou seja, não chegaram a fase de cumprimento de sentença. Para que vocês tenham ideia, vários clientes comunicaram que receberam essas ligações desses falsos advogados pedindo dinheiro também e os clientes na realidade nem saíram a sentença, não tem nenhum título executivo judicial para ser executado num eventual cumprimento de sentença.”.
Sobre a situação desses casos no âmbito investigativo por parte da Polícia Civil, o presidente da OAB de Osvaldo Cruz aconselhou as vítimas a fazerem denuncia, bloquearem as ligações, falarem com seus advogados e se realmente está ocorrendo o golpe façam prints das conversas e boletim de ocorrência. “Nós temos agora a 18ª região, já que a OAB de São Paulo tem 21 regiões administrativas, nossa região é a única que não tinha e agora foi criada indo de Panorama a Pompeia. Nesta região eu fui indicado pela OAB-SP para estar acompanhando toda essa movimentação. Uma força tarefa foi montada em São Paulo, através do Presidente Leonardo Sica e nós estamos encaminhando todos esses procedimentos para lá também, com todos os documentos solicitados, onde tem uma delegacia especializada que está investigando o assunto. Só no ano passado, foram mais de quinhentos processos, inclusive a pedido de nosso Presidente Leonardo Sica, da Seccional SP, temos o pedido para federalizar essas ações, para que todos esses processos sejam enviados para a Polícia Federal para que haja uma melhor fiscalização e apuração dos casos.”, destacou.
Dr. Marcelo Iampietro aconselhou as pessoas a não efetuarem nenhum pagamento sem antes consultar o seu advogado, consulta que deve ser diretamente com o profissional contratado. “Se não conseguir falar com o advogado, entre em contato mais tarde, mas não façam nenhum pagamento porque trata-se de um golpe. Outra orientação é para que o cliente vá até o Fórum, que na condição de parte do processo, os serventuários da justiça vão estar orientando se tem algum dinheiro para receber ou alguma custa a ser paga. Muito cuidado porque nesses casos de pagamentos via pix, fica muito difícil reaver o dinheiro. Uma advogada informou que um cliente dela aqui da cidade fez um pagamento de R$ 17 mil, dinheiro que ele tinha em conta, caiu no golpe e depois ficou sabendo que se tratava da ação de bandidos.”, finalizou.