Fundação Procon recomenda pesquisa de preços na hora de comprar materiais escolares

30/01/2026 08h54 Lojista de Osvaldo Cruz fala em fazer promoções para ajudar os pais.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
Fundação Procon recomenda pesquisa de preços na hora de comprar materiais escolares .

Todo começo de ano a história se repete, os pais vão em busca de material escolar para os filhos voltarem as aulas e há sempre uma preocupação com os preços dos produtos a serem comprados que variam muito de acordo com a marca e o estabelecimento.

Alguns compram na primeira loja e outros tem o hábito de fazer uma pesquisa de preço.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias procurou a Fundação Procon para saber qual a orientação para esses consumidores.

Adenilson Barbosa, o Exclusivo, destacou que a orientação a todos os pais é que façam uma ampla pesquisa de preços, com a devida comparação da qualidade dos produtos também. “Fazendo uma ampla pesquisa, com certeza vai encontrar produtos de ótima qualidade com preços diferentes de um local para outros. Nós fizemos uma pesquisa em diversos estabelecimentos da cidade, nossa equipe esteve a campo e fez uma pesquisa onde verificamos diferença de preços do mesmo produto, de 28% até 100%. Na pesquisa geral da Fundação Procon, isso no geral, tivemos diferenças de até 280% de um local para o outro, então é importante que o consumidor faça uma ampla pesquisa. Uma outra dica é os pais se juntarem em grupos, pois comprando com quantidade sempre se conseguem preços menores. Outro ponto é a questão dos materiais com grifes, o que eleva bastante o preço do produto.”, disse.

Exclusivo ressaltou ainda que se os pais optarem por fazer as compras pela internet, é bom saber que essa modalidade não é inteiramente segura. “Procure saber se a empresa com quem está negociando gera a nota fiscal, lembrando que o consumidor tem até sete dias para arrependimento ou em caso de algum defeito.”, finalizou.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou também com a proprietária de uma loja especializada na área, Juliana Agostini Pedro, da loja Risque e Rabisque, que falou do bom movimento dos pais. “O movimento está muito bom este ano, superou até as expectativas do setor. Há uns anos havia um pouco de medo por causa da pandemia, mas parece que esse medo acabou e as pessoas estão voltando com tudo para a escola e com essa volta a procura pelos materiais escolares. As vendas estão sendo um sucesso este ano.”, destacou.

Questionada sobre o aumento de preços, a empresária disse que as fábricas, os distribuidores sempre aumentam um pouco, mas as lojas procuram repassar o mínimo possível. “Nessa época em que os pais vão as compras, nós procuramos fazer sempre promoções, pois nessa hora que o consumidor precisa comprar, nós temos que ajudar também e fazer umas boas promoções.”, concluiu.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!