Estamos na semana do Natal, período em que tradicionalmente as pessoas compram presentes para os familiares, amigos, colegas de trabalho e outros.
É um período em que tradicionalmente há uma cultura de trocar presentes, mas é sempre bom tomar certos cuidados na hora de efetuar as compras.
A reportagem da Metrópole procurou a equipe da fundação Procon em Osvaldo Cruz, para umas dicas de como comprar com segurança.
Adenilson Barbosa , o Exclusivo falou sobre as compras de Natal.
“A primeira orientação é para que o consumidor não compra na pressa, faça uma ampla pesquisa de preços sobre os produtos desejados.
Você pode encontrar a mesma mercadoria, da mesma marca por preços diferentes.
Outra orientação é exigir a nota fiscal que é considerada a certidão de nascimento de uma relação de consumo.
Quando o produto deu problema e você precisar fazer a troca, é importante ter a nota fiscal que prova que você adquiriu a mercadoria naquele estabelecimento.
Já as compras pela internet têm que ser efetuadas em sites confiáveis, tomando certos cuidados porque surgem aqueles que sempre dão problemas aos consumidores.
O site procon@sp você pode se informar se um determinado site já teve ou não problema na relação comercial com os clientes.
A compra online , em caso do produto não agradar ou tiver defeito a lei determina sete dias para você entrar em contato e pedir a troca.
Outro ponto interessante é que o comerciante não está obrigado a fazer troca de presente, porque a pessoa não gostou do produto.
Isso sempre ocorre por uma questão de consideração das lojas com seus clientes, mas não há obrigação, a menos que o produto tenha defeito”, disse Exclusivo.