Equipe de Robótica do Sesi de Osvaldo Cruz se prepara para Torneio Nacional da FLL

23/02/2024 09h51 Escolas Sesi de Álvares Machado e Presidente Prudente também estarão em Brasília entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março para a competição.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
Equipe de Robótica do Sesi de Osvaldo Cruz se prepara para Torneio Nacional da FLL (Foto: Alunos da equipe Eagles/Cedida Comunidação SESI)

O Oeste Paulista estará bem representado na etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março no Pavilhão do Parque da Cidade em Brasília, DF.  

Após viver uma experiência internacional em 2023, a equipe Eagles do Sesi de Osvaldo Cruz, que foi campeã mundial em Sidney, na Austrália, vai à capital nacional após conquistar o primeiro lugar nas categorias Design do Robô, Desempenho do Robô e Desafio do Robô na etapa regional. “A preparação está bem intensa por parte dos alunos. Ano passado foi espetacular, chegamos até a Austrália e fomos campeões. Esse ano vamos dar o nosso melhor para continuar a fazer o trabalho bem feito e alçar voos altos”, conclui Vinícius Rossini, técnico da equipe.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o professor e orientador de educação digital, Vinícius Rossini.

Segundo ele, é muito gratificante para a cidade de Osvaldo Cruz, pois essas crianças representam a cidade e é o terceiro ano consecutivo que eles conseguem classificação para o certame nacional. “A gente tem uma meta que é novamente conseguir a classificação para o mundial, tem mundial nos Estados Unidos e tem na Austrália e estamos com essa meta novamente.  Foi muito difícil o caminho para a gente chegar no nacional, porque sabendo que a equipe campeã mundial vai participar, todo mundo se prepara melhor.”, disse o professor.

Segundo o orientador de educação digital, as crianças de Osvaldo Cruz vão competir com 150 equipes da rede Sesi e mais de mil equipes por todo país, sendo que em Brasília mais 100 equipes que foram selecionadas em cada regional do país.

O professor comentou que além do objetivo de conseguir a classificação para o mundial, ou uma boa classificação, o mais importante é a sensação de um trabalho bem-feito, pois não adianta nada participar de algo que depois fica o questionamento de que poderia ter sido feito algo melhor. “As crianças da equipe de robótica se esforçam muito, se dedicam muito nos treinos aqui no laboratório da escola para chegar lá e ter a sensação de trabalho bem-feito. O nosso foco é mostrar para eles o quanto eles podem crescer e o quanto eles podem agregar para o próprio futuro, pois a robótica é só um caminho para o futuro deles, e a nossa esperança é encontrar essas pessoas brilhando profissionalmente.”, destacou Vinicius Rossini.

A delegação da robótica do Sesi viaja nesta segunda-feira (26), sendo que o evento começa no dia 28 de fevereiro e termina no dia 02 de março, quatro dias de competição.

No dia 04 de março os alunos já estarão de volta para reiniciar a rotina de estudos na escola.

 

Equipe Eagles

Técnico: Vinícius Machado Rossini

Jovem mentor: Carlos Eduardo Crivelaro - 2º ano EM

Maria Eloisa de Carvalho Silva – 1º ano EM

Marya Vitoria Ibide Pirasol – 1º ano EM

Emilly Raíssa Nascimento - 1º ano EM

Sophia Basaglia Carneiro - 9º ano

Manuella Nero da Silva - 8º ano

Mateus Guerino Costa Silva - 8º ano

Gabriel Queiros Maciel - 8º ano

Tairine Oliveira Pedroso - 8º ano

 

Além da Eagles, as equipes Ironbot (Escola Sesi de Álvares Machado), Robobio (Escola Sesi de Presidente Prudente – Furquim) também estarão em Brasília.

Formada apenas por meninas entre 12 e 15 anos, a equipe Ironbot passou por uma reestruturação e após muito trabalho chega para a competição nacional em 2024. "Este ano fomos coroados com a tão sonhada vaga para disputar a etapa nacional do maior Festival de Robótica do Brasil. A equipe está treinando forte no projeto de inovação e programação do Robô ", detalha Angelo Sussumu Takeda, técnico da equipe. Uma curiosidade da equipe é a presença de Daniela e Ana Clara Silveira Amaral, irmãs gêmeas que acabaram se aproximando ainda mais por conta da participação de ambas na equipe de robótica. “Isso acaba reforçando o lema da robótica no Sesi-SP, de que é ‘Muito mais que robôs’”, afirma Angelo.

No mesmo ritmo, a Robobio segue se preparando para a etapa de Brasília. “Queremos mostrar os resultados do nosso trabalho, mas também aprender muito com as outras equipes do país e esse contato durante a competição faz toda a diferença”, diz Maria Beatriz Ribeiro de Souza, integrante da equipe. “Acho que é o desejo de todo grupo que tenhamos um bom desempenho no Nacional, sempre com muito Gracious Professionalism” explica a aluna Diovana Rodrigues de Souza.

 

O que é a FLL?

No torneio de robótica educacional FIRST Lego League, estudantes de 9 a 15 anos são desafiados a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. 

Para tanto, eles aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, dentro da temática da temporada. A temporada 2023/2024 vem com o tema MASTERPIECE, para instigar os jovens a pensarem em produtos e serviços dentro do universo das artes. 

Como parte do torneio, os alunos devem também construir e programar robôs com blocos de montar (LEGO®) para cumprir missões determinadas pelo campeonato. Ou seja, da solução para um problema atual à mesa onde os robôs precisam executar as missões, tudo respira arte.

Gracious Professionalism

A expressão, citada pela integrante da Robobio, é na verdade um dos princípios da FLL. Ela trata sobre a necessidade de todos os participantes compreenderem que, mesmo em um ambiente competitivo, é necessário que se mantenha o respeito e o cuidado uns com os outros. É poder aproveitar desse momento de competição para se desenvolver e superar as suas limitações, mas sempre praticando ações éticas que busquem o bem de todos.

Vagas para o Nacional

A Etapa Regional SP, que aconteceu no Hotel Sesi Epitácio entre os dias 25 e 30 de novembro de 2023, reuniu 118 equipes formadas por alunos das escolas Sesi espalhadas por todo o estado de São Paulo. Ao final das premiações, 15 equipes do estado acabaram conquistando uma vaga para representar o Sesi-SP em Brasília. 

 

Formação das equipes

 

Ironbot

Técnico - Angelo Sussumu Takeda

Jovem Mentor - Arthur Servidoni - 3⁰ ano EM

Ana Clara Silveira Amaral - 9⁰ ano

Daniela Silveira Amaral - 9⁰ ano

Paula Aranda Boigues - 9⁰ ano

Melina Pecorari Pontes - 1⁰ ano EM

Mariane Ayumi Hirata Trindade - 1⁰ ano EM

Bruna de Oliveira Lima - 1⁰ ano EM

Julia de Oliveira Alves - 7⁰ ano

 

Robobio

Técnico: Márcio Haruhiko Chidi

Mentor: André Luiz Moreno de Carvalho

Ana Júlia Aragão Durval Martins - 9º ano

Diovana Rodrigues de Souza - 9º ano 

Henrique de Freitas Sanchez - 8º ano

Maria Beatriz Ribeiro de Souza - 1º ano EM

Maria Luiza Pereira Barbaresco - 8º ano

Pedro Henrique Orosco Ginel - 1º ano EM

Lucas Bittencourt - 9º ano

 

Informações: Comunicação Sesi-SP - Paulo Ribeiro

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular