OSVALDO CRUZ – A secretaria de Educação de Osvaldo Cruz abriu o período de matrículas dos alunos para o ano letivo de 2026 na Rede Municipal.
Pelo cronograma estabelecido, as matrículas começam na educação infantil. Os trabalhos, inclusive, estão na fase final. Os trabalhos estão sendo feitos nas próprias unidades de Educação Infantil, para que os pais não precisem se deslocar à secretaria.
Os funcionários vão até as creches no horário da saída das crianças e os pais, para efetuarem a matrícula para 2026, precisam levar atestado de vacina e comprovante de residência.
Na próxima semana, será a vez dos alunos remanescentes da Granol e Cantinho Dona Alice – que não integram a Rede Municipal. Esse trabalho irá acontecer no dia 28.
Já nos dias 29 e 30 deste mês, haverá um chamamento aos pais que não conseguiram fazer a matrícula no prazo previsto.
Alunos que migram da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Quem sai da Educação Infantil e vai para o Ensino Fundamental, já tem a matrícula realizada na própria creche. De acordo com a secretária de Educação, Neli Romanini Nabas, as funcionárias que estão indo até as creches, são responsáveis por fazer essa transferência.
“A matrícula é feita na própria unidade para que o pai não precise se deslocar”, destacou Neli.
Cronograma Ensino Fundamental
A partir do mês de novembro, a secretaria de Educação vai iniciar um cronograma para com foco nas rematrículas dentro das escolas de Ensino Fundamental.
Para evitar pendências, e garantir a matrícula dos alunos, a secretaria irá adotar o mesmo processo utilizado nas unidades de Ensino Infantil. Com isso, é importante que os pais estejam atentos às datas e levem atestado de vacina e comprovante escolar, para efetivar a matrícula para 2026.
O cronograma será da seguinte forma:
03/11 – EMEF Alice Bernardes
04/11 – EMEF Carmen Nápoli
05/11 – EMEF Getúlio Vargas
06/11 – EMEF Max Wirth
07/11 – Rosa Ruth
Nestes dias, a equipe da secretaria de Educação estará nas unidades das 7h às 9h e das 11h30 às 13h.
“É muito importante que os pais compareçam nas escolas, munido dos documentos necessários, para que efetive a matrícula através da assinatura”, reforçou Neli.
Transferências
Já para os alunos que pretendem migrar de outras escolas para a Rede Municipal de Ensino, o prazo de transferências irá acontecer em janeiro, somente após o processo de acomodação de todos os alunos que já estão matriculados na rede.
“Isso acontece pois temos questões de vagas, escolha de local de escola, geolocalização. Primeiro, precisamos acomodar os alunos que já estão na Rede Municipal, para depois receber aqueles que vem de outras unidades”, finalizou Neli.