Dra. Raíssa Lima, Médica Ginecologista de Osvaldo Cruz fala sobre o Março Lilás

28/03/2024 08h53 Mês é dedicado para a conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero.
Redação - Acally Toledo , Osvaldo Cruz (SP)
Dra. Raíssa Lima, Médica Ginecologista de Osvaldo Cruz fala sobre o Março Lilás .

O Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa é a terceira maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A campanha alerta sobre a importância de se proteger contra as DSTs, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com a médica ginecologista, Dra. Raíssa Lima. “Este é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero, que tem relação com o vírus HPV. Existem três maneiras de prevenção, primeiramente é a vacina contra o HPV, que está disponível na rede pública e privada, podendo ser tomada até os 45 anos de idade. A segunda maneira é o uso de preservativo nas relações sexuais, e a terceira é realizar anualmente o exame de Papanicolau nas mulheres com vida sexual ativa.”, disse.

Durante todo o mês de março, mulheres são incentivadas a manter uma rotina frequente de idas ao ginecologista e a fazer exames preventivos, que ajudam a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular