O Juiz Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Dr. Lucas Ricardo Guimarães, que abrange também os municípios de Parapuã e Sagres, marcou a data da cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos.
A cerimônia acontece no dia 06 de dezembro, sexta-feira, a partir das 14h no Anfiteatro de Parapuã. Esta é a primeira vez que a diplomação acontece fora do município de Osvaldo Cruz.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão. “A cerimônia de diplomação, que será dia 06 de dezembro, sexta-feira com início a partir das 14h. O local que o Juiz Eleitoral definiu é o Anfiteatro Municipal de Parapuã, um local novo e que o prefeito Gilmar Martin Martins ofereceu para a Justiça Eleitoral para que a gente fizesse o evento lá. Há necessidade de controle de convidados porque há um limite de 330 lugares e tudo deverá ser feito, só entrando quer estiver na lista.”, finalizou.
O que é a Diplomação
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
A diplomação dos candidatos eleitos é o último passo do processo eleitoral e também é uma condição formal para a posse.