Depois de manifestação popular contrária a retirada das palmeiras imperiais do antigo Botinho, mudança do projeto mantém as árvores no terreno

22/07/2021 16h36 De acordo com o Médico Veterinário Osvaldo Pontelli, a manifestação popular pelas redes sociais fez com que o projeto fosse alterado e aproveitasse as Palmeiras no terreno, porém, em outro lugar.
Redação - Wilson Bettiol*, Osvaldo Cruz - SP
Depois de manifestação popular contrária a retirada das palmeiras imperiais do antigo Botinho, mudança do projeto mantém as árvores no terreno (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Wilson Bettiol)

A notícia de que as palmeiras imperiais que ficam no pátio do antigo mercado Botinho em Osvaldo Cruz, local que será totalmente remodelado em um projeto arquitetônico futurista para receber um grande supermercado causou alvoroço nas redes sociais, principalmente a partir de uma publicação do médico veterinário Dr. Osvaldo Ponteli.

Na publicação, o veterinário lamentou que o projeto não incluía as palmeiras que já fazem parte do paisagismo do centro da cidade, a partir daí, centenas de manifestações em defesa do meio ambiente surgiram nas redes sociais.

O vereador Homero Morales Massarente (MDB), apresentou na última Sessão da Câmara um requerimento oral sobre o assunto, que naquele momento ainda era uma incógnita o destino das palmeiras imperiais.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o vereador Homero, que disse ter tomado conhecimento do assunto através das redes sociais. “Assim que tomei conhecimento, apresentei um requerimento oral na sessão extraordinária da Câmara e nesse requerimento estou pedindo informações a Secretaria do Meio Ambiente, se ela já teve conhecimento, se já houve algum pedido de extração dessas palmeiras daquele local, e se não houve, que a Secretaria também notifique o proprietário do imóvel para se saber se realmente procede essa informação.”, disse.

Via indicação pela Câmara, o vereador pedia que a Secretaria de Meio Ambiente não desse autorização para o corte dessas palmeiras. O requerimento foi discutido e aprovado por maioria de votos, com o voto contrário apenas do vereador Juca, dizendo que ele entendia que ali era uma propriedade particular, sendo que ele tinha conhecimento que as palmeiras seriam vendidas uma a uma, para serem levadas para outro local.

Diante do grande envolvimento da comunidade, principalmente a juventude nas redes sociais, em defesa do meio ambiente, houve uma completa reviravolta no caso e prevaleceu a sensibilidade e o bom censo dos empresários envolvidos no projeto do novo supermercado, de que poderia haver uma readequação e progresso e meio ambiente caminharem juntos.

O médico veterinário que começou o movimento nas redes sociais, Osvaldo Ponteli, falou a reportagem do Portal Metrópole de Notícias e destacou que felizmente o termino desse impasse, foi resolvido de uma maneira muito boa e o resultado positivo. “Realmente as palmeiras seriam retiradas, porque a estrutura do novo supermercado é impressionante, um investimento muito grande que vão fazer em nossa cidade, transformando um espaço que parecia abandonado no centro da cidade, em um local de uma beleza muito grande. Nós imaginávamos que essas palmeiras pudessem ser incorporadas ao projeto, mas não é possível, porém, felizmente depois de uma série de discussões e uma intervenção muito grande das redes sociais defendendo as palmeiras, fez com que a diretoria da nova empresa, a imobiliária envolvida e o proprietário do terreno se reunissem e chegassem a uma solução, ou seja, serão removidas do lugar que estão, mas replantadas no mesmo terreno, no mesmo imóvel, fazendo parte do projeto paisagístico do supermercado, mas ao lado.”, disse.

Pontelli aproveitou para agradecer a todos das redes sociais, especialmente os jovens que apoiaram a sua iniciativa e principalmente as pessoas envolvidas como Júlio Peixoto, Sérgio (Proprietário do imóvel), e a diretoria da empresa que vai se instalar em Osvaldo Cruz, todos de parabéns por protegerem as palmeiras, mostrando que progresso e meio ambiente podem caminhar juntos. “Todo projeto arquitetônico tem envolvimento ambiental e conseguimos conciliar as duas coisas e isso é muito importante, porque passamos por um momento difícil no planeta, precisamos do verde e estou preocupado com Osvaldo Cruz que é uma cidade muito quente no verão e o número de arvores cortadas das calçadas é muito grande. Precisamos de leis mais rígidas para que a gente possa preservar o meio ambiente.”, finalizou Osvaldo Ponteli.

 

 

Supervisão de Acally Toledo*

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular