Defesa Civil de Osvaldo Cruz emite alerta para risco de incêndios durante período de estiagem

21/05/2025 09h02 Segundo o coordenador da Defesa Civil, as condições elevam significativamente a probabilidade de queimadas descontroladas.
Fonte: Assessoria de Imprensa, Osvaldo Cruz - SP
Defesa Civil de Osvaldo Cruz emite alerta para risco de incêndios durante período de estiagem .

Com vários dias sem chuva e umidade do ar baixa, a Defesa Civil de Osvaldo Cruz emitiu um alerta preventivo à população sobre o aumento do risco de incêndios devido ao período prolongado de estiagem. 

Segundo o coordenador Jorge da Silva Lima, o município está há dias sem chuva, com umidade do ar baixa, condições que elevam significativamente a probabilidade de queimadas descontroladas. “Fica a alerta para a população no sentido de que estamos em um período de estiagem, já há dias sem chuva e com isso a probabilidade de incêndio fica maior. Então cuidado com queimada, limpeza de terreno com fogo, se estiver trafegando pela rodovia não jogar bituca de cigarro. Nós já tivemos incêndio na região de Adamantina e todo cuidado é pouco com isso, uma vez iniciado incêndio dá um trabalho danado para controlar nesse período. Em caso de incêndio, a população pode ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros e também para o 199 da Defesa Civil que estamos prontos para atender a população.”, finalizou.

Cenário preocupante

Na última semana, um grande incêndio foi registrado na região de Dracena, servindo como alerta para os riscos que Osvaldo Cruz também enfrenta. Lima destacou que, uma vez iniciado, o fogo se espalha rapidamente, demandando grande esforço das equipes de combate.

Orientações à população

A Defesa Civil reforça os seguintes cuidados:

-Evite queimadas para limpeza de terrenos ou fundos de quintal;

-Não jogue pontas de cigarro em rodovias ou áreas com vegetação seca;

-Armazene materiais inflamáveis (como galhos e folhas) longe de fontes de calor;

A Defesa Civil mantém equipes de prontidão e monitoramento 24 horas. Novos alertas serão divulgados conforme a evolução das condições climáticas.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!