Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Osvaldo Cruz atendem ocorrências após fortes chuvas

05/02/2025 08h22 Vários pontos de alagamentos foram registrados.
Fonte: Assessoria de Imprensa, Osvaldo Cruz - SP
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Osvaldo Cruz atendem ocorrências após fortes chuvas .

A forte chuva que atingiu Osvaldo Cruz na noite desta terça-feira (04) causou alagamentos em diversas regiões da cidade, mobilizando o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e outras equipes de emergência. A precipitação teve início por volta das 18h e se estendeu até as 20h, resultando em transtornos para moradores e motoristas.

Equipes em ação

A Defesa Civil foi acionada e contou com o apoio de diferentes setores da administração municipal para atender as ocorrências. A operação envolveu agentes da própria Defesa Civil, a Secretaria de Operação Urbana, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento.

As equipes trabalharam para minimizar os impactos causados pela enxurrada, que afetou bairros como Vila Esperança, Vila Santa Helena e pontos estratégicos da cidade, como a Rua Rondon, a Rua Bartolomeu Bueno e a área do Centro Cultural.

As principais áreas afetadas foram as seguintes:

• Vila Esperança: O alagamento foi provocado pelo acúmulo de resíduos descartados irregularmente, que foram arrastados pela chuva e entupiram bueiros, dificultando o escoamento da água.

• Vila Santa Helena: Quatro residências foram alagadas. Em duas delas, os moradores foram orientados a evacuar, mas optaram por permanecer no local.

• Rua Rondon: Duas casas foram atingidas pela enchente, mas não houve necessidade de evacuação.

• Centro Cultural e Rua Bartolomeu Bueno: O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender incidentes envolvendo veículos que ficaram presos em áreas alagadas.

A Prefeitura informou ainda que alguns prédios públicos também foram inundados, o que deve prejudicar alguns serviços nesta quarta-feira (05).

É o caso da Policlínica Municipal, que não terá atendimento para higienização e adequação do espaço. Os pacientes agendados para as especialidades de cardiologia e oftalmologia serão reagendados.

As secretarias de Indústria e Comércio e a de Saúde, que são vizinhas à Policlínica Municipal, também não terão expediente no período da manhã para limpeza.

Algumas creches também tiveram problemas de alagamentos, mas não há informações sobre comprometimento nos serviços. A Escola Getúlio Vargas teve problemas no sistema elétrico, porém foi resolvido.

Setores do Centro Dia do Idoso e Cadastro Único da Assistência Social também estarão com atendimentos comprometidos hoje devido a limpeza.

Sem vítimas, mas com alerta para prevenção

Felizmente, não houve vítimas registradas. A Defesa Civil segue monitorando os locais afetados e reforça a importância da colaboração da população na prevenção de alagamentos, evitando o descarte inadequado de lixo nas ruas e bueiros.

A Rádio Metrópole continua acompanhando a situação e trará novas informações sobre medidas que serão tomadas pela prefeitura para minimizar os impactos das chuvas no município.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular