Ceroc realizou Assembleia para escolha dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal

02/04/2025 10h19 Apenas uma chapa concorreu as eleições recebendo 85 votos.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
Ceroc realizou Assembleia para escolha dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal .

Aconteceu na última semana a eleição na Ceroc (Cooperativa de Eletrificação Rural de Osvaldo Cruz), com objetivo de prestação de contas e escolha dos novos conselhos administrativo e fiscal.

A reportagem do Portal Metrópole de notícias ouviu o advogado Dr. Diego Rodrigues, um dos membros da área jurídica da cooperativa, que falou sobre a eleição. “Como jurídico da Ceroc temos o dever de fiscalizar e garantir todos os direitos e obrigações previstas no estatuto. Assim, um dos requisitos fundamentais para concorrer às eleições ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal, que é o direito de votar e ser votado, é estar em dia com suas obrigações sociais e financeiras sob pena de suspensão de seus direitos enquanto persistirem essas irregularidades. No caso dessas eleições, dois candidatos da chapa Nova Ceroc, sendo um do Conselho da Administração e outro do Conselho Fiscal, estavam de forma irregular com inadimplência no momento da votação. Uma vez inadimplente, nós do jurídico temos que opinar pelo indeferimento, pela impugnação dessa chapa. Tudo ocorreu porque precisamos informar a situação para a Assembleia no momento da apresentação das chapas e no momento da votação e que somente uma chapa concorreria as eleições. Assim, após os ânimos estarem mais calmos, foi explicado a Assembleia os termos previstos no estatuto, e que a chapa concorrente só seria eleita se conseguisse a maioria simples. Isso significa a metade dos votos, mais um.”, disse.

De acordo com o advogado, ficou decidido na presença das duas chapas, com a presença dos advogados, que as eleições ocorreriam e que se a maioria dos presentes votassem na opção nulo, seria marcada uma nova Assembleia para escolha dos conselhos. “Lembro que o voto foi secreto por meio de cédulas, mediante a fiscalização de um membro cooperado indicado por cada chapa, inclusive da inapta, comparecendo as urnas 139 cooperados aptos a votar, sendo apurados 85 votos para a chapa que estava concorrendo, 46 nulos e 08 votos em branco. Assim, a chapa Compromisso com o Progresso foi a vencedora das eleições. Importante destacar que todo o processo e eleição, desde a impugnação, da conferência da irregularidade, da votação, apuração e declaração do resultado foram acompanhados pelos membros da chapa Nova Ceroc, que inclusive, estavam acompanhados pelo seu advogado particular e no final concordaram com o resultado da eleição. Lembrando ainda que alguns membros do conselho de administração foram substituídos com a eleição de novos nomes, como determina o estatuto da Ceroc.”, finalizou o advogado Diego Rodrigues.

Ambos os conselhos assumem em 01/05/2025, sendo o mandato do Conselho de Administração de quatro anos e do Conselho Fiscal de um ano.

Confira os eleitos na Assembleia:

Conselho de Administração

Presidente: Jorge Luís Liesse

Vice-presidente: Antônio Francisco Souza

Secretário: Carlos Augusto Espeleta

Vogais: Eguinaldo Cesar Baggio, Carlos Martins Januário, Pedro Valdeci Gumiero, Bruno Augusto Espeleta Sturari.

Conselho Fiscal:

Membros Titulares: Jorge da Rocha Ferreira, Laércio Alves de Lima, Milton José Pasquini.

Membros Suplentes: Antônio Muller, José Roberto Morceli, Joaquim Luiz de Matos

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!