Catoc de Osvaldo Cruz completa 26 anos

31/08/2023 08h45 Atualmente o Catoc tem 11 residentes que cumprem seu tratamento de nove meses.
Redação - Wilson Bettiol , Osvaldo Cruz (SP)
Catoc de Osvaldo Cruz completa 26 anos (Foto: Cedida)

 

O Catoc (Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz), completou 26 anos neste mês e tem passado por reformas e readequações visando prestar um atendimento mais humanizado para os internos que buscam a recuperação dos vícios em álcool e drogas.

Localizada no Bairro Canguçu em Osvaldo Cruz, na vicinal para Sagres, o centro conta com um prédio e uma área cultivável que serve como espaço de terapia, como parte do tratamento dos que buscam voltar a uma vida normal.

Atualmente o Catoc é dirigido por uma diretoria formada por membros da Igreja Católica de Osvaldo Cruz, sendo presidida por Valteci Analdu Marangoni, Diácono do Santuário São José.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Presidente para saber mais sobre esse trabalho desenvolvido. “O Catoc hoje oferece um tratamento muito bacana, onde a base é um tripé, sendo a espiritualidade, onde os internos rezam constantemente, mas também tem a laborterapia, onde trabalham cuidando da própria casa, da horta, da lavoura, dos animais e também são acompanhados por uma profissional da psicologia, de forma individual e por vezes de forma coletiva. Esse tripé funciona da seguinte maneira, primeiro a espiritualidade para mantê-los de pé, em Deus, segundo o trabalho que traz a dignidade e também a psicologia que vai tratar os traumas e buscar o equilíbrio, mas também junto a tudo isso temos a convivência, entre eles que retrata a vida aqui de fora, a viver bem, com respeito, amor, caridade um com o outro.”, disse.

Segundo o Presidente do Catoc, nos últimos tempos tem sido feito um trabalho com a participação das famílias, onde todo primeiro domingo os familiares vão lá, tomam café da manhã, almoçam com eles, depois rezam juntos e assistem palestras do Amor Exigente. “Isso é muito importante, porque os internos serão reinseridos na família, na sociedade. Atualmente o Centro Terapêutico de Osvaldo Cruz conta com 11 residentes, que são assistidos todos os dias por uma equipe formada por uma assistente social (Rosana), que cuida de tudo que eles precisam, uma psicóloga (Natália) que faz o atendimento individual e em grupo, e o monitor(Valter) que é muito bem preparado para essa função, formado pela Febrat e acompanha os residentes.”.

O local onde funciona hoje o Catoc é uma adaptação do que era antes uma escola rural, por isso tem sido feito um trabalho de readaptação, com a reforma de todos os banheiros, com ajuda do Poder Judiciário, para que fosse possível dar dignidade a eles e acolher as famílias nos finais de semana.

Também estão sendo construídos quartos, cada um com capacidade para três residentes, sendo que cada cômodo contando com seu banheiro, com seu chuveiro e uma estrutura bem diferente do que havia antes, onde eles dormiam em uma sala de aula, e o banheiro ficava lá fora, no pátio.

Existem outros projetos que serão feitos como chiqueiros novos para a criação de suínos e outros.

O diácono Valteci, comentou sobre a união de esforços para manter o local. “Recebemos subvenção do município, os vereadores que através de emendas impositivas deram uma ajuda grandiosa para fazer essas reformas, fazemos nossas promoções, temos ajuda do Rotary, Lions, Igreja Católica, Cooperativa Casul, a Aproc que prepara a terra para o cultivo no local, o Peixe da bicicletaria, a Etec de Osvaldo Cruz com o Trote Solidário, e todos esses são muito importantes. Pessoas que tiverem a intenção de ajudar é só falar com os membros da diretoria que o doador será informado sobre o que está precisando no momento.”, destacou.

Atualmente o Centro Terapêutico acolhe 11 pessoas, mas em um futuro bem próximo, poderá chegar a 18 pessoas. “Esses internos que tiveram a infelicidade dos vícios ficam no Catoc por nove meses, período de uma gestação humana, para que renasçam para uma nova vida.”, comentou Valteci.

De acordo com o presidente, todos os membros da diretoria foram escolhidos a dedo, sendo pessoas de idoneidade moral, comprometidas com o trabalho de caridade desenvolvido pelo Santuário de São José. “Aproveitamos para agradecer o apoio de todos os companheiros de diretoria, e aos benfeitores que ajudam nesse trabalho com suas doações. Agradecemos também todos que nesses 26 anos se doaram para auxiliar ao próximo.”, finalizou Valteci Analdu Marangoni.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular