Terminou na última semana o prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais de 2020 justificarem o motivo da ausência.
A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrou em contato com o Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, em que houve somente o primeiro turno, e fomos informados cerca de 1/3 dos eleitores aptos a votar não foram às urnas.
O Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre o assunto. “Na última semana, dia 14 de janeiro, tivemos o encerramento do prazo para quem não votou nas eleições municipais justificar sua ausência. Em 2020, pouco mais de 1/3 dos eleitores de Osvaldo Cruz (mais de 8 mil pessoas) deixou de comparecer a votação. Dos eleitores que não votaram, somente 1.094 justificaram através da internet. Quem não fez e perdeu o prazo, pedimos para que entre em contato com o Cartório Eleitoral, de segunda à sexta, através do telefone (18) 3529-1511, ou pelo WhatsApp através desse mesmo número. Lembrando que por conta da pandemia, não estamos realizando atendimento presencial, somente online.”, disse.
Fernando Simão destacou que o eleitor não pode deixar acumular três pleitos sem justificar ausência que isso causa o cancelamento do Título de Eleitor. “Lembrando que o valor da multa por falta de voto é de R$3,51, mas o eleitor não pode deixar acumular três pleitos eleitorais sem justificativa que e isso traz como consequência o cancelamento do título, que causa dor de cabeça, porque sem o título o CPF (Cadastro de Pessoa Física) é travado e isso acarreta em cancelamento de contas bancárias e recebimentos de benefícios.”.
Biometria
Outro assunto relatado pelo Chefe do Cartório de Osvaldo Cruz foi com relação a Biometria. “Eleitores que não compareceram para cadastrar a biometria, que passou a ser obrigatória, tiveram o seu título de eleitor cancelado no início de 2020, mas por conta da pandemia, o TSE liberou para que essas pessoas votassem. Agora, o título desses eleitores voltou a estar cancelado, então essas pessoas precisam entrar em contato com o cartório para realizar um procedimento para que o título volte a ficar regular.”, finalizou.