Na última segunda-feira (19), vereadores destacaram durante a realização da 14ª sessão ordinária, assuntos referentes ao atendimento pediátrico em Osvaldo Cruz. Foram apresentados dois requerimentos e uma indicação tratando sobre a possibilidade e necessidade de um médico pediatra para atendimento 24 horas no Pronto Socorro da Santa Casa e ampliação do atendimento no Centro de Pediatria do município.
O vereador Luis Ricardo Spada Bonfim (Bitinha) questionou o Poder Executivo, através do requerimento 77/2022, qual seria o custo mensal estimado para contratação e manutenção de médico pediatra para o atendimento 24 horas na Santa Casa. No expediente oral, o vereador destacou a atenção da Câmara com o assunto, já que na mesma sessão, também foi apresentado requerimento das vereadoras Carol Rossi e Marta Murbach que questiona sobre a contratação de mais médico pediatra e/ou ampliação das consultas.
“Sabemos que neste caso, não pode ser apenas um profissional, então queremos saber o valor do custo, para saber da possibilidade ou não. Até porque essa Casa [se referindo a Câmara], faz a devolução e poderia ter o compromisso de fazer uma devolução mensal ou trimestral e de repente já direcionar para arcar com esse custo”, disse o vereador.
O requerimento sustentado pelo vereador e aprovado por todos vem de encontro com o pedido de mães, que na semana passada se manifestaram em redes sociais através do pedido que diz: “Nós, mamães, estamos pedindo socorro. Precisamos de um pediatra 24 horas na Santa Casa. Nossas crianças estão sem pediatra. Por favor, olhe para elas, pois não escolhem dia nem hora para ficar doente. É um pedido de mãe”.
Uma das mães, Simone Sanches, relatou a necessidade do atendimento.
“Muitas vezes, na madrugada, temos que correr para o Pronto Socorro, chega lá é o plantonista que atende, mal coloca a mão na criança, muitas das vezes, indica um dipirona e manda ir para casa, não pede um exame, um raio-x, diagnósticos equivocados por não ser pediatra, então por isso estamos implorando por um pediatra 24 horas”, disse Simone, ao destacar que há famílias que possuem condições para buscar o atendimento fora, entretanto, muitas necessitam e dependem do atendimento do município.
O vereador Valdemir Anselmo, durante a sessão recebeu a informação de que o atendimento no Centro de Pediatria está ocorrendo normalmente, já que a médica esteve ausente por motivo de férias, mas ainda assim houve atendimento por outra profissional.