Na última semana, alunos da Rede Municipal de Ensino de Osvaldo Cruz participaram da cerimônia de formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), encerrando um ciclo de aprendizado voltado à prevenção, à cidadania e à construção de escolhas conscientes.
Desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o programa promove atividades educativas que incentivam valores como responsabilidade, respeito, autocontrole e tomada de decisões seguras diante dos desafios do cotidiano.
Ao longo das aulas, os estudantes participaram de momentos de reflexão e aprendizado, fortalecendo habilidades importantes para a convivência em sociedade e para a prevenção ao uso de drogas e à violência.
Criado em 1983 e implantado no Estado de São Paulo em 1993, o PROERD consolidou-se como uma das principais iniciativas de prevenção desenvolvidas em parceria entre escola, família e Polícia Militar. Atualmente, o programa está presente em todo o país, contribuindo para a formação de crianças e adolescentes por meio de atividades dinâmicas, interativas e educativas.
A formatura simboliza a conclusão dessa importante etapa, celebrando o compromisso dos alunos com os valores trabalhados durante o programa e reforçando a união entre escola, família e comunidade na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.