Dos 2.167 presos beneficiados com a saidinha de final de ano nas penitenciárias da região, 74 não retornaram às unidades prisionais. O número corresponde a 3,4% do total de beneficiados.
Os presos cumpriam pena em regime semiaberto e receberam autorização para deixar as unidades no dia 23 de dezembro, com retorno obrigatório previsto para 5 de janeiro. No entanto, parte deles descumpriu a determinação judicial.
De acordo com informações repassadas pela SAP para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias, na penitenciária de Osvaldo Cruz, dos 776 reeducandos que tiveram o benefício concedido, 26 não retornaram e, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), passam a ser considerados foragidos da Justiça. Caso sejam recapturados, eles retornarão automaticamente ao regime fechado. Na saidinha do mesmo período em 2024, 17 não retornaram até a data prevista para a volta.
Lembrando que em junho de 2024, a SAP confirmou para a nossa reportagem que a Penitenciária de Osvaldo Cruz havia passado por transição e mudado de regime fechado para semiaberto.