Sobe para 50 número de migrantes mortos dentro de caminhão no Texas, diz presidente do México

28/06/2022 15h38 Manuel López Obrador disse que debaterá o caso em encontro bilateral com Joe Biden, em 12 de julho. Entre os mortos, ao menos 22 eram mexicanos. Corpos ainda estão sendo idetificados.
Por G1, Estados Unidos
Sobe para 50 número de migrantes mortos dentro de caminhão no Texas, diz presidente do México (Foto: Kaylee Greenlee/Reuters)

Subiu para 50 o número de migrantes mortos dentro de um caminhão na cidade de San Antonio, no Texas, perto da fronteira entre o México e os Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (28) o presidente mexicano, Manoel López Obrador.

Obrador acompanha as investigações no local sobre o caso, um dos mais mortais na conturbada fronteira entre os dois países que se tem conhecimento.

'Os pacientes que vimos estavam quentes ao toque, sofrendo de insolação, exaustão': o relato de bombeiros sobre caminhão com corpos e sobreviventes nos EUA

O presidente mexicano anunciou ainda que falará sobre o tema com o líder dos Estados Unidos, Joe Biden. Os dois têm um encontro bilateral marcado para 12 de julho com o objetivo de debater soluções para a questão migratória entre os dois países.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores do México, 22 dos 50 mortos eram mexicanos. Entre as vítimas, há também sete guatemaltecos e dois hondurenhos. A polícia ainda realiza o trabalho de identificação das vítimas.

Os migrantes foram descobertos dentro da caçamba de caminhão abandonado na segunda-feira (28) em uma estrada na cidade, onde as temperaturas atualmente chegam a 39,4ºC. Segundo as autoridades locais, não havia água, ventilação nem ar-condicionado dentro do caminhão.

O caso está sendo investigado em ambos os países. Nos Estados Unidos, o Escritório de Imigração e Alfândega afirmou que está realizando uma investigação criminal com suspeita de "evento de tráfico de humanos", em coordenação com a polícia local.

Além das vítimas fatais, outras 16 pessoas que estavam dentro do caminhão, entre elas quatro crianças, foram encontradas com vida e levadas a um hospital local.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular