Rei Charles III vai usar 10 kg de ouro na cerimônia de coroação. Entenda

02/05/2023 15h20 Metal precioso, distribuído no tecido, joias e acessórios usados pelo monarca custam cerca de R$ 3,2 milhões na cotação atual
Por Revista Monet , Reino Unido
Rei Charles III vai usar 10 kg de ouro na cerimônia de coroação. Entenda .

Sábado, dia 6, será o dia em que Charles finalmente será alçado ao trono e confirmado como Rei Charles III. Contudo era a intenção dele deixar a cerimônia menos pomposa, grandiosa e 'ostentação', algo que refletiria a conduta do que parece ser a máxima de seu reinado: enxugar a realeza.

No entanto, Charles será praticamente soterrado por vestes que trazem camadas e camadas não só de ouro, mas de seda e joias divulgadas recentemente pelos canais oficiais da família real. O Rei usará pesadas túnicas douradas centenárias usadas por seus ancestrais em seu momento de coroação no serviço religioso que acontecerá na abadia de Westminster.

Se alguém se lembra da pompa que Lionel Messi ostentou ao usar uma túnica ao erguer a taça da Copa do Mundo da Catar, Charles irá além com uma 'supertúnica' - apelido dado à imponente veste - longa, brilhante e de mangas douradas, criada para seu bisavô George V em 1911 e usada em sucessivas coroações, inclusive a da finada Elizabeth II. O tecido do chamado Manto Fechado de Tecido de Ouro mescla fios de seda envoltos em ouro ou prata e é adornado com motivos florais. Apenas esta peça pesa cerca de 2 kg.

Acima da supertúnica virá o tradicional Manto Imperial - ou Robe Real - que se arrasta pelo chão e foi produzido para o Rei George IV, em 1821. Quem ajudará Charles a vestir essa peça é William, que atualmente é o príncipe de Gales. O Manto Imperial é mais pesado que sua camada anterior, pesando entre 3 e 4 kg. Além disso, a clássica coroa de Saint Edward, cuja colocação pontuará que Charles é definitivamente um Rei, trará mais cerca de 2,23 kg extras para o corpo do monarca. E esta é apenas uma das joias repletas de ouro e pedras preciosas que Charles usará no dia.

Apesar de toda a ostentação, especialistas dizem que a coroação de Charles III tem de tudo para ser a cerimônia mais 'modesta' da história. "A coroação promete ser um dos eventos mais vistos de todos os tempos. Também pode ser a coroação mais curta da história britânica - com a probabilidade de a homenagem/fidelidade ser removida e a apresentação de vários elementos da insígnia também abandonada para reduzir o tempo", revelou o o especialista em realeza Dr. George Gross ao Daily Star.

Convenhamos, com 10 quilos de ouro é impossível que qualquer coisa seja chamada de modesta. Nem por decreto real.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular