Putin propõe a Trump prorrogar por um ano tratado de controle de armas nucleares

22/09/2025 10h17
Por: g1, Brasil
Putin propõe a Trump prorrogar por um ano tratado de controle de armas nucleares Míssil intercontinental balístico russo Yars é lançado em exercício de guerra nuclear em Plesetsk, em 2022 — Foto: Ministério da Defesa da Rússia/AP Photo

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira (22) que está disposto a prorrogar por um ano o New START, tratado de controle de armas estratégicas entre Rússia e Estados Unidos, caso o presidente americano Donald Trump concorde em fazer o mesmo. O acordo, que estabelece limites para o número de ogivas nucleares e armamentos estratégicos de ambos os países, expira em 5 de fevereiro de 2026.

Putin ressaltou que a extensão temporária visa garantir a não proliferação nuclear e fomentar o diálogo entre Moscou e Washington sobre futuros acordos. No entanto, condicionou a prorrogação a que os EUA não tomem medidas que prejudiquem o equilíbrio das capacidades de dissuasão.

Os Estados Unidos e a Rússia são as duas maiores potências nucleares do mundo, com mais de cinco mil ogivas cada, segundo o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri).

Até o momento, não houve negociações formais para renovar ou reformular o tratado, agravadas pelo conflito na Ucrânia iniciado em fevereiro de 2022, que levou Putin a suspender o New START em fevereiro de 2023. Tentativas de aproximação, como o encontro entre Trump e Putin no Alasca em agosto, ainda enfrentam tensões. Trump também manifestou interesse em um novo acordo que inclua a China, mas a proposta ainda não avançou.

Até a última atualização, Trump não havia se manifestado sobre a proposta de Putin.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!