O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva se reuniram nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano. Durante o encontro, Lula parabenizou o pontífice pela liderança na Igreja Católica e o convidou para participar da COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). O papa explicou que, devido às celebrações do Jubileu, não poderá comparecer, mas garantiu que o Vaticano estará representado no evento.
A visita faz parte da agenda de Lula em Roma, onde ele participa da Semana Mundial da Alimentação, promovida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). O presidente destacou que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome e que o país está liderando a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que busca ampliar o combate à desigualdade no mundo.
Lula também celebrou os 80 anos da FAO e inaugurou o Mecanismo de Apoio da Aliança, que funcionará como o secretariado da iniciativa internacional. Foi o primeiro encontro entre Lula e o papa Leão XIV, sucessor do papa Francisco, e o presidente afirmou que o pontífice manifestou o desejo de visitar o Brasil futuramente, ressaltando o carinho e a fé do povo brasileiro.