KC-390, KC-30 e VC-2: os aviões da FAB que irão para Israel

09/10/2023 09h48
Por AeroFlap , Brasil
KC-390, KC-30 e VC-2: os aviões da FAB que irão para Israel Foto: FAB

Frente aos intensos conflitos entre as forças de Israel e jihadistas do grupo islâmico Hamas, o governo brasileiro destacou a Força Aérea Brasileira (FAB) para uma missão de repatriação no Oriente Médio. Segundo o Itamaraty, existem 14 mil brasileiros em Israel e 6 mil na Palestina, que poderão voltar ao Brasil nos aviões da FAB se assim quiserem.

Observando as condições em Israel, o Comando da Aeronáutica ficou de sobreaviso. Com a ordem dos Ministérios da Defesa e Relações e Exteriores, a FAB destacou seis aviões de grande porte de três modelos diferentes: dois Embraer VC-2, dois Embraer KC-390 e mais dois Airbus KC-30. Um dos Airbus deve decolar no final da tarde de domingo (08), com destino a Itália. De lá a aeronave parte para Tel Aviv quando a lista de repatriados estiver pronta.

Conheça mais sobre os aviões destacados para resgatar os brasileiros em Israel.

Airbus KC-30 – maior avião da frota

Em serviço desde 2021, os dois Airbus KC-30 (A330-200) vieram para substituir os antigos Boeing KC-137, conhecidos popularmente como sucatão. Com 59 metros de comprimento e capacidade para transportar 238 passageiros, 45 toneladas de carga e alcance de 14,5 mil quilômetros, são os maiores aviões já usados na Força Aérea. São operados pelo Esquadrão Corsário a partir da Base Aérea do Galeão (RJ).

Airbus A330 (KC-30) da FAB é escoltado por caças F-5EM. Contrato de conversão dos A330 da FAB será assinado ainda em 2023.

Fabricados em 2014, os jatos foram adquiridos de segunda mão da companhia aérea Azul no âmbito do programa KC-X3, custando US$ 80 milhões. Atualmente são usados apenas no transporte de passageiros, mas a FAB deseja converter os aviões para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport), adaptando-os para missões de reabastecimento em voo, transporte de cargas e evacuação aeromédica. Para isso, um contrato com a Airbus deve ser assinado até o final desse ano.

Detalhes da aeronave

Envergadura: 60,3 metros

Comprimento: 59 metros

Alcance: 14,5 mil quilômetros

Motores: 2x Rolls-Royce Trent 772, com 71 mil libras de empuxo

Capacidade: 238 passageiros e 45 toneladas de carga

Quantidade: 2

Embraer KC-390 Millennium – Cargueiro tático

Operado pela FAB desde 2019, o KC-390 Millennium é o maior avião militar projetado no país, capaz de transportar até 26 toneladas. O modelo fabricado pela Embraer visa substituir os veteranos C-130 Hércules, que no Brasil devem dar baixa até 2024. Seis aeronaves (das 19 encomendadas pela FAB) já estão operando com os esquadrões Zeus e Gordo nas bases de Anápolis (GO) e Galeão.

Embraer KC-390

O modelo é multimissão: além de transportar soldados e veículos, pode fazer reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, combate a incêndios, busca e salvamento e outras atividades. Além do Brasil, o KC-390 também foi comprado por Portugal, Hungria, Holanda e Áustria e tem chamado atenção de países como Índia, Suécia e Emirados Árabes. A aeronave promete ser mais um sucesso de vendas da Embraer.

Detalhes da aeronave

Envergadura: 35,2 metros

Comprimento: 35,5 metros

Alcance: 5000 mil quilômetros com 14 toneladas de carga

Motores: 2x IAE V2500-E5, com 31,3 mil libras de empuxo

Capacidade: 26 toneladas de carga; 80 soldados; 64 paraquedistas

Quantidade: 6

Embraer VC-2 – Jato presidencial

Completando os jatos destacados para o resgate dos brasileiros em Israel estão os Embraer 190 em sua versão VIP, designados VC-2. Adquiridos em 2008 por R$211 milhões para substituir os antigos VC-96 (737-200), chamados de “Breguinha”, são parte da frota presidencial brasileira. Portanto, são operados pelo 1º Esquadrão do Grupo de Transporte Especial (GTE), da Base Aérea de Brasília.

Para a missão, a aeronave recebeu adaptações, como rádios para comunicação segura e por satélite, datalink, cabine presidencial com toalete privado, mesa de reuniões, área de descanso e outros. Os jatos foram batizados Bartolomeu de Gusmão e Augusto Severo. Além de transportar o presidente da república e ministros de estado, os VC-2 também são usados em atividades de apoio às viagens presidenciais, como as missões precursoras. Em 2020 a FAB empregou os mesmos aviões para repatriar brasileiros que estavam na China em meio à pandemia de Covid-19.

Detalhes da aeronave

Envergadura: 28,7 metros

Comprimento: 38,6 metros

Alcance: 5300 mil quilômetros

Motores: 2x General Electric CF34-10E, com 20 mil libras de empuxo

Capacidade: 46 passageiros e oito tripulantes.

Quantidade: 6

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