GUERRA NA UCRÂNIA: Ucrânia faz ataque em cidade dentro da Rússia, diz governo local; tropas russas começam a recuar em Kiev e Chernihiv

01/04/2022 09h04 Acompanhe os últimos acontecimentos do conflito, que entrou no 37º dia nesta sexta-feira (1º)
Por G1, Ucrânia
GUERRA NA UCRÂNIA: Ucrânia faz ataque em cidade dentro da Rússia, diz governo local; tropas russas começam a recuar em Kiev e Chernihiv Ataque russo atinge prédio de administração local de Mykolaiv, na Ucrânia. (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

Míssil atinge prédio da administração regional da cidade de Mykolaiv, na Ucrânia

Um prédio da administração local de Mykolaiv foi atingido por um míssil na terça-feira (29). Hoje, o governador da região, Vitaliy Kim, disse que pelo menos 28 pessoas morreram no ataque. Nesta atualização, Kim não falou sobre número de feridos, mas o último levantamento apontava para 33 sobreviventes.

“ Os moradores de Mykolaiv não representavam nenhuma ameaça para a Rússia”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no dia do ataque.

Após promessa de Moscou, tropas russas recuam em Kiev e Chernihiv

As tropas russas empregadas nos arredores de Kiev e Chernihiv estão recuando nesta sexta-feira (1º), segundo informaram os governos das duas cidades. O recuo já havia sido anunciado por Moscou depois da última rodada de negociações entre os dois países, na terça-feira (29).

"Estamos observando o movimento de várias colunas de veículos russos articulados", afirmou o governador da região de Kiev, Oleksandr Pavlyuk.

O governador da região de Chernihiv, Viacheslav Chaus, também confirmou o movimento de retirada de veículos, mas disse que ainda há tropas na área.

"Ataques aéreos e por míssil ainda são possíveis aqui, ninguém está descartando isso", falou.

Na quinta-feira (31), o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que as tropas não estavam recuando mas sim apenas se realocando em outras regiões do país.

Moscou diz haver progresso nas negociações entre Ucrânia e Rússia

Embora um acordo de paz ainda não tenha sido alcançado, a Rússia já vê progresso nas negociações com a Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira (1º) que Kiev tem mostrado "muito mais entendimento" das demandas de Moscou, especialmente sobre as regiões separatistas e a neutralidade do governo ucraniano, ou seja, o compromisso de que a Ucrânia não se unirá a nenhuma aliança militar.

O Kremlin prepara agora resposta às propostas de Kiev feitas na última rodada de negociações, na terça-feira (29), e vai apresentá-la no novo encontro entre os dois lados, que acontecerá virtualmente no sábado (2).Há 2 horas

Soldados russos desocupam Chernobyl

As tropas russas deixaram a usina nuclear de Chernobyl, informou nesta sexta-feira (1º) o chefe da agência ucraniana responsável pela região, Yevhen Kramarenko. Ele disse que há soldados na área, mas na zona de exclusão e fora do complexo desativado, que havia sido ocupado em 24 de fevereiro.

A zona de exclusão foi estabelecida ao redor da central logo depois que um reator explodiu no pior acidente nuclear do mundo em 1986.

Rússia vai responder às sanções da União Europeia, diz dirigente do governo russo

A Rússia vai responder às sanções da União Europeia, e afirma que o bloco de países vai perceber que um confronto com o governo russo não é interessante para ele, disse Nikolai Kobrinets, um dirigente do Ministério de Relações Exteriores russo.

“As ações da União Europeia não vão ficar sem resposta, as sanções irresponsáveis de Bruxelas (cidade sede do bloco) já estão afetando negativamente as vidas cotidianas das pessoas comuns da Europa”, afirmou ele.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular