Governo dos EUA atinge teto da dívida em meio a impasse no Congresso

20/01/2023 06h23 Data de junho está sujeita a "considerável incerteza" , diz Tesouro
Por Agência Brasil , Estados Unidos
Governo dos EUA atinge teto da dívida em meio a impasse no Congresso (Foto: Reprodução)

O governo dos Estados Unidos atingiu seu limite de endividamento de US$ 31,4 trilhões nesta quinta-feira (19), em meio a um impasse entre a Câmara dos Deputados, controlada pelos republicanos, e os democratas do presidente Joe Biden, que pode levar a uma crise fiscal em alguns meses.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, informou aos lideranças do Congresso, inclusive o presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, que seu departamento começou a usar medidas extraordinárias de gestão de caixa que podem evitar a inadimplência até 5 de junho.

Os republicanos, com uma maioria recém-conquistada na Câmara, pretendem usar o teto da dívida federal determinado pelo Congresso para exigir cortes de gastos de Biden e do Senado, liderado pelos democratas.

Yellen alertou que a data de junho está sujeita a "considerável incerteza" devido ao desafio de prever pagamentos e receitas do governo com meses de antecedência.

"Peço respeitosamente ao Congresso que aja prontamente para proteger a plena fé e o crédito dos Estados Unidos", disse Yellen aos líderes do Congresso em uma carta nesta quinta-feira.

Mas não houve sinal de que os republicanos ou os democratas de Biden estejam dispostos a ceder.

"É algo que deve ser feito sem condições. Não devemos negociar em torno disso. É dever básico do Congresso fazer isso", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a repórteres .

Em vez disso, os republicanos estão buscando um plano de "priorização da dívida" que buscaria evitar a inadimplência, insistindo ao Tesouro para priorizar o pagamento da dívida e possivelmente outras prioridades, como Previdência Social e Medicare, caso o limite seja violado durante as negociações. Os republicanos esperam concluir a legislação até o final de março.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular