Você sabia que precisa informar a Energisa ao instalar equipamentos que demandam aumento de carga?

14/11/2023 08h31 Declaração de carga é importante para a distribuidora dimensionar a rede elétrica conforme a demanda do cliente e dos demais imóveis atendidos nas proximidades.
Comunicação Energisa, Região
Você sabia que precisa informar a Energisa ao instalar equipamentos que demandam aumento de carga? (Foto: Cedida)

Investir em obras como extensão de rede e melhorias no sistema elétrico é imprescindível para garantir a segurança e qualidade na distribuição de energia. Porém, uma prática importante, mas não muito comum entre a maioria dos clientes, pode comprometer justamente a segurança e qualidade da energia que chega nas residências, imóveis urbanos e rurais, estabelecimentos comerciais e industriais.

"Estamos falando da declaração de carga, que consiste em informar para a Energisa a lista de equipamentos eletroeletrônicos que tem em casa. Essas informações são importantes para que a distribuidora possa dimensionar a rede elétrica de acordo com a demanda energética do cliente e dos imóveis atendidos nas proximidades", explica Alessandro Gomes, gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste.

Ele observa que, com o avanço da tecnologia, as pessoas têm investido cada vez mais em novos eletroeletrônicos, mas se esquecem de informar a necessidade de aumento de carga de energia à distribuidora, que precisa saber a carga necessária para suportar todos os equipamentos ligados ao mesmo tempo.

"Uma casa pode ter sido construída e a energia dimensionada para um ar condicionado, mas com o passar do tempo a família instala novos aparelhos, adquire mais um refrigerador ou outros equipamentos de alta potência, sem se atentar para o impacto disso na demanda de carga", exemplifica Alessandro, ressaltando que nesses casos, a demanda de energia calculada a princípio não corresponde à necessidade do imóvel para o momento, o que pode impactar na qualidade da energia, provocando situações de sobrecarga, oscilações ou quedas de energia.

Outro fator a ser considerado é a segurança do cliente e seu imóvel, bem como do sistema elétrico. Por isso é indispensável revisar as instalações elétricas, certificando-se de que estão adequadas para a quantidade de eletrônicos em uso no imóvel.

"É um alerta para a segurança de todos, pois se os cabos e disjuntores estiveram mal dimensionados, podem sofrer aquecimento, queima ou até incêndio".

Como declarar carga?

Todos os clientes, inclusive comércios e indústrias, precisam fazer a declaração de carga sempre que tiver alguma alteração de carga. Basta entrar em contato com a Energisa para informar a lista de equipamentos.

Vale ressaltar que a declaração de carga não incide em nenhum  custo adicional para o cliente, porque a conta de energia está diretamente ligada ao consumo dos equipamentos, ou seja, ao tempo de uso dos equipamentos e não a quantidade disponível no imóvel.

Por isso a importância de adotar hábitos de consumo consciente para evitar o desperdício de energia e, consequentemente, a alta na conta ao final do mês.

Se você ainda tem dúvidas, fale com a Energisa pelos canais de atendimento: Call Center 0800 70 10 326, aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br ou Whatsapp Gisa www.gisa.energisa.com.br.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular