Operação Huracán orienta população sobre prevenção a focos de incêndio no Oeste Paulista; veja dicas

18/05/2022 08h15 Ação conjunta é desenvolvida pela Polícia Militar Ambiental, pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Estado de São Paulo e pela Defesa Civil.
Por G1, Região
Operação Huracán orienta população sobre prevenção a focos de incêndio no Oeste Paulista; veja dicas (Foto: Defesa Civil)

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental, o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Estado de São Paulo e a Defesa Civil orienta a população da região de Presidente Prudente (SP) sobre prevenção a focos de incêndio.

A ação, que recebeu o nome de Huracán, teve início nesta terça-feira (17) e prossegue nesta quarta-feira (18).

A operação tem como objetivo a prevenção aos focos de incêndio e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes incidentes acarretam à saúde da população e ao meio ambiente.

Entre as ações realizadas destacam-se as orientações a proprietários e produtores rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais e a existência dos planos de auxílio mútuo, manutenção adequada das margens de rodovias (faixas de domínio), cuidado pelas unidades de conservação, além de outros pontos de vulnerabilidade que também serão alvo do policiamento preventivo.

O nome da operação faz alusão à mitologia maia, que define Huracán como o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, o fogo e a terra.

Ações de educação ambiental também são desenvolvidas nas redes sociais como forma de conscientização de toda a população.

Veja abaixo algumas dicas:

Não atire cigarros ou fósforos às margens de rodovias;

Não solte balões (soltar balões é crime previsto na lei 9.605/98);

Evite acender fogueiras (não acenda fogueiras perto de matas e em dias de vento com baixa umidade);

Não realize queimadas (quando necessário aplicar em áreas agrícolas, conforme regulamentação legal, solicite autorização prévia à Cestesb);

Não solte fogos de artifício próximo às áreas com vegetação;

Em casos de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou a brigada da Defesa Civil do seu município. É importante manter-se calmo e identificar-se, informando a localização exata ou pontos de referência para que as equipes encontrem o local de forma mais rápida.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular