Lançado aplicativo que permite ao cidadão fazer denúncias de corrupção ao Ministério Público

26/08/2019 08h33 Pelo aplicativo Linha Direta, é possível fazer relatos de maneira anônima ou identificada.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, São Paulo
Lançado aplicativo que permite ao cidadão fazer denúncias de corrupção ao Ministério Público .

Desde a última quarta-feira (21), o Ministério Público do Estado de São Paulo conta com um novo canal de denúncias no aplicativo Linha Direta. Pelo aplicativo, disponível nas versões Android e iOS, qualquer cidadão poderá fazer rapidamente uma denúncia identificada ou sigilosa sobre corrupção. O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, participou do lançamento do canal, que também teve a presença do subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais, Mário Sarrubbo, do assessor da PGJ Alfonso Presti e do coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim), Arthur Lemos Júnior. 

"Essa equipe tem dado ao Ministério Público um suporte criminal de primeiro mundo", disse Smanio. "O MPSP não deve nada aos melhores Ministérios Públicos do mundo".

O Linha Direta já funciona no Rio de Janeiro como aviso emergencial ligado à Polícia Militar. Com a parceria pioneira entre o app e o Ministério Público de São Paulo, o cidadão poderá reunir detalhes e enviar provas de casos de corrupção para análise e possível investigação pelas Promotorias de Justiça do Estado.

“O Ministério Público de São Paulo é uma referência no combate à corrupção e para que este trabalho avance é de extrema importância a constante união com a sociedade e inserção de novas tecnologias. Com o Linha Direta atendemos a essas duas demandas com uma só ferramenta”, afirma Smanio.

O Ministério Público pretende que o novo canal seja mais um instrumento de controle social da corrupção, para que o cidadão tenha segurança e respaldo para denunciar, não importa a gravidade.

Nesta primeira fase de funcionamento, também poderão ser registradas denúncias de abuso sexual. Em breve, outros tipos de crimes poderão ser reportados pelo aplicativo. Todos os registros serão analisados pelo CAOCrim, que fará o envio à Promotoria de Justiça responsável.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular