Energisa dá orientações para prevenir acidentes elétricos nos dias de folia

12/02/2024 10h39 Dicas de segurança são compartilhadas para aproveitar o Carnaval com responsabilidade, ressaltando a importância de priorizar a segurança em todos os momentos
Redação: Comunicação Energisa, Osvaldo Cruz - SP
Energisa dá orientações para prevenir acidentes elétricos nos dias de folia .

No clima de festa e feriado prolongado, muitas pessoas estão com o cronograma dos próximos dias prontinho. Seja em casa, nos salões, balneários ou sambódromos, é preciso ficar atento aos riscos de acidentes envolvendo eletricidade. O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes, ressalta que os riscos vão do uso incorreto de serpentinas e jatos de água, até as ligações improvisadas ou manuseio de equipamentos elétricos com o corpo molhado.

"Em ritmo de festa, muitas pessoas não se atentam aos riscos elétricos. Esses exemplos citados, são apenas algumas das práticas que podem acabar resultando em um acidente grave ou até fatal", alerta.

Quem vai curtir a folia nos desfiles de rua, em cima de trio elétrico ou carro alegórico precisa ficar atento aos adereços e fantasias: cuidado para que hastes metálicas, sombrinhas e bastões de selfie não atinjam os fios de energia.

"Há situações em que a simples proximidade de um equipamento metálico com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte", enfatiza o coordenador da Energisa. 

Da mesma forma, não manuseie serpentina, fogos de artifício, sinalizador, spray de espumas e jatos de água embaixo da rede elétrica. Além do risco de acidentes, o uso inadequado desses artifícios pode ocasionar a interrupção no fornecimento de energia. Outra dica para os foliões das ruas, é nunca sair com os pés descalços. Use calçados fechados e emborrachados, evitando o contato direto com qualquer fiação que possa estar exposta irregularmente no chão.

Para os adeptos às festas em sítios ou chácaras, o cuidado deve ser redobrado na hora de decorar o ambiente, ligar o som e arrumar a iluminação. Nada de improviso! Evite o uso de extensões, benjamins e adaptadores que podem causar o superaquecimento de tomadas, resultando em curto-circuito, choque elétrico e incêndios. 

"Por fim, vale reforçar que água e eletricidade não combinam. Então, muito cuidado ao sair da piscina. Não manuseie aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem calçados. São dicas simples, mas importantes para curtir o carnaval e o feriado prolongado com segurança", reforça Rodrigo.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular