Concessionária tenta identificar mais de 8,5 mil famílias da região de Presidente Prudente que podem ter direito a desconto na conta de energia elétri

24/05/2022 08h09 Empresa realiza um mutirão até sexta-feira (27), no bairro João Domingos Netto, para atualizar cadastros e orientar pessoas que ainda não recebem o benefício devido a desatualização de dados.
Por G1, Presidente Prudente (SP)
Concessionária tenta identificar mais de 8,5 mil famílias da região de Presidente Prudente que podem ter direito a desconto na conta de energia elétri (Foto: Divulgação/Energisa)

A Energisa Sul-Sudeste realiza uma busca ativa para identificar 8.534 famílias de baixa renda na região de Presidente Prudente (SP) que, possivelmente, correspondam aos requisitos do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não recebem o desconto.

Nesta semana, a unidade móvel de atendimento da concessionária estará estacionada na Praça do Wifi, no bairro João Domingos Netto, em Presidente Prudente, para atualizar cadastros e orientar famílias que ainda não recebem o benefício por causa de dados desatualizados.

Desde janeiro deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamentou a inscrição automática das famílias de baixa renda no programa Tarifa Social. Porém, estima-se que, em toda a área de atuação da Energisa Sul-Sudeste, haja cerca de 37 mil clientes que possam receber o benefício de até 65% de desconto na conta de energia.

“Mensalmente, a Energisa cruza os dados dos seus clientes com o sistema do Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento Social, para identificar os que têm direito ao benefício. Mas, se os dados da família estão desatualizados, seja no sistema do governo ou na nossa base, fica inviável inscrevê-la automaticamente no programa e, consequentemente, a pessoa não recebe o desconto ao qual tem direito”, explicou o gerente de Serviços Comerciais da empresa, Dalessandro Luis Mafei.

Mutirão de atendimento

Até sexta-feira (27), das 9h às 17h, a unidade móvel da Energisa estará na Praça do Wifi, no João Domingos Netto, para orientação e atualização de cadastro dos moradores.

Para o atendimento, é necessário levar uma conta de energia recente, um documento pessoal e o cartão do Número de Identificação Social (NIS).

“É indispensável que a pessoa leve esses documentos para que possamos realizar as devidas conferência e atualizações”, reforçou o gerente.

Quem tem direito?

A tarifa social é um benefício do governo federal que concede desconto de até 65% na conta de energia, dependendo do consumo do imóvel. Podem receber:

Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;

Famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento - nesse caso com renda mensal de até três salários-mínimos;

Famílias indígenas, quilombola ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.

Segundo a Energisa, o programa define o percentual de desconto conforme o consumo mensal do imóvel.

65% de desconto para clientes que consomem até 30 kWh/mês;

40% de desconto para quem consome de 31 kWh/mês a 100 kWh/mês;

10% de desconto para consumo de 101 kWh/mês até 220 kWh/mês;

Não há desconto para consumos superiores a 220 kWh.

Quem tem dúvidas sobre a Tarifa Social ou deseja atualizar o seu cadastro, pode entrar em contato com a Energisa pelos seguintes canais de atendimento:

Aplicativo Energisa On (Android/IOS);

Site;

Call Center: 0800 70 10 326.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular