Começou o prazo para declaração do imposto de renda de 2025

17/03/2025 10h28 Declaração pré-preenchida será liberada somente dia 1º de abril.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
Começou o prazo para declaração do imposto de renda de 2025 Imposto de Renda 2025 — Foto: Reprodução / Receita Federal

A Receita Federal começou a receber nesta segunda-feira (17) as declarações do Imposto de Renda de 2025. Os contribuintes que pretendem usar a funcionalidade da declaração pré-preenchida vão ter que aguardar até o dia 1º de abril.

A declaração do Imposto de Renda tem sofrido pequenas alterações com novidades todos os anos e a reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o contabilista Renato Basso. “A declaração do Imposto de Renda como todos os anos começa agora no mês de março e esse ano começou neste dia 17, o prazo estabelecido pela Receita Federal é até 30 de maio, então temos aí 74 dias para poder fazer a entrega das declarações. No ano passado foram 77 dias, ou seja, três dias a mais, este ano teremos 74 dias para entrega da declaração do imposto de renda. Este ano nós temos pequenas novidades, mas temos. São na verdade duas que a gente pode elencar como principais, que são as pessoas que no ano passado fizeram o aumento no valor de seu imóvel, quis fazer a elevação e pagou o imposto por isso, de acordo com a lei, está obrigado a fazer a declaração do imposto de renda. Pessoas que tem rendimento no exterior, que tem investimentos no exterior também está obrigado a fazer a declaração, algo que não era exigido na declaração passada. A receita federal já disponibilizou na sua plataforma o sistema off line onde você faz a declaração e faz a transmissão. Este ano a receita federal por problemas técnicos ela vai atrasar um pouquinho a declaração pré-preenchida e a declaração online. Só vai estar disponível a partir de primeiro de abril de 2025.”, disse.

Segundo o contador, as pessoas que fizerem antes a declaração vão ter a preferência na ordem de restituição. “A Receita Federal já anunciou que vai começar a pagar a restituição no dia 1º de maio, então, no prazo que termina a apresentação da declaração do imposto de renda, também começa o pagamento das devoluções. Existe uma preferência nesse processo que são pessoas acima de 80 anos, pessoas acima de 60 anos, pessoa que tem algum tipo de moléstia grave, pessoas cuja fonte de renda é o magistério e na sequência vem as pessoas que entregaram primeiro. É sempre aconselhável que a pessoa tenha ajuda de um profissional, porque pequenos detalhes podem fazer uma diferença como a doação para os fundos municipais. Como a pessoa as vezes não conhece que ele pode doar, com ajuda de um profissional ele pode sim ajudar as entidades. A Receita federal nos últimos anos não tem apresentado problema em seu sistema prejudicando a transmissão nos últimos dias, mas o que a gente pede é que não deixe para a última hora, porque pode faltar um documento ou outro, e a pessoa não ter o tempo hábil para juntar a documentação em cima da hora.”, finalizou Renato Basso.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!