Com o início dos festejos juninos, Energisa alerta para riscos elétricos das decorações temáticas irregulares

10/06/2024 09h35 Entre os riscos, Rodrigo destaca o improviso nas ligações provisórias e extensões para iluminação e som em ambientes internos e externos.
Comunicação Energisa, Osvaldo Cruz - SP
Com o início dos festejos juninos, Energisa alerta para riscos elétricos das decorações temáticas irregulares .

Já na primeira semana de junho escolas, igrejas, empresas e comunidade começam a se reunir para celebrar os festejos juninos. 

Além das comidas típicas, brincadeiras e playlist temática, as decorações com bandeirolas e luminosos também estão entre as prioridades das comemorações.  

"É aí que entra a Energisa e o nosso compromisso contínuo de orientar a comunidade. Os enfeites são bonitos, as festas juninas sempre muito animadas, mas a diversão pode ser colocada em risco se logo na organização do evento não forem adotados os cuidados para evitar acidentes envolvendo eletricidade", afirma Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste. 

Entre os riscos, Rodrigo destaca o improviso nas ligações provisórias e extensões para iluminação e som em ambientes internos e externos. Por isso, não faça ligações clandestinas junto à rede elétrica externa, caso queira iluminar temporariamente uma área para o arraial. Além de crime, oferece alto risco de acidente, que pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia.   

Outro fator importante é que qualquer serviço de instalação elétrica deve ser executado por um profissional especializado, pois com eletricidade não se pode improvisar.  

"Fios escondidos ou emendados e uso de 'Ts' para plugar vários equipamentos em uma mesma tomada são algumas das situações que também podem causar sobrecarga, ocasionando um curto circuito, choque elétrico e até incêndios", alerta.  

Quando o assunto é decoração, a dica é nunca usar bocais de lâmpadas, fiação ou postes como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. E as dicas do especialista continuam: 

Aos adeptos à tradição de acender fogueira, a maior preocupação está no fato de que estamos há alguns dias sem chuvas. Dependendo do local, com a vegetação seca, o fogo pode se alastrar de maneira incontrolável, causando incêndios de grandes proporções. "Além disso, próximo à rede elétrica, as chamas podem danificar cabos e estruturas da rede, provocando a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas, inclusive serviços essenciais", reforça. 

Então, para celebrar com segurança basta seguir as dicas da Energisa e, em caso de necessidade, fale com a concessionária pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa On; chatbot da Gisa (Whatsapp): gisa.energisa.com.br; site www.energisa.com.br; ou pelo Call Center 0800 70 10 326.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular