ABRASSO lança a Casa Segura Virtual para prevenir quedas e fraturas

13/10/2023 09h06 O projeto é um guia digital com dicas e recomendações para diminuir o risco de quedas dentro de casa.
Gengibre Comunicação, Brasil
ABRASSO lança a Casa Segura Virtual para prevenir quedas e fraturas (Foto: Cedida)

A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) lança a Casa Segura Virtual, um guia digital com dicas e recomendações para diminuir o risco de quedas dentro de casa, adaptando os ambientes para necessidades especiais que surgem com o envelhecimento e dificuldades motoras e quedas seguidas de fraturas, muitas delas ocasionadas pela osteoporose.

A Casa Segura traz adaptações simples, que podem ser feitas em qualquer moradia através da escolha do mobiliário, da organização dos utensílios e de pequenas reformas. Assim, a casa deixa de ser um ambiente perigoso e se torna segura para seus moradores.

“Há alguns anos montamos a Casa Segura num parque de São Paulo para visitação. Mas com o mundo virtual e o fácil acesso aos dispositivos móveis, mesmo por parte das pessoas mais idosas, acreditamos que a Casa Segura poderá romper fronteiras e ajudar na  prevenção de quedas. Esse é nosso maior objetivo”, comenta o Dr. Sergio Setsuo Maeda, presidente da ABRASSO.

Uma equipe multidisciplinar composta por arquiteto, ilustradores e programadores esteve lado a lado com os médicos da ABRASSO para definir todas as etapas do projeto, que prioriza a visitação da Casa Segura pelo celular e traz a opção das instruções em áudio, permitindo maior acessibilidade.

O lançamento da Casa Segura Virtual vem marcar a Campanha “Previna a Osteoporose: Mexa-se!”, em comemoração ao dia 20 de outubro, que é o Dia Mundial de Combate à Osteoporose.

As fraturas decorrentes da osteoporose podem ocasionar dor e redução da mobilidade, o que dificulta a realização de tarefas básicas do cotidiano. Especialmente as fraturas de quadril podem levar a longos períodos de internação hospitalar, com risco aumentado de infecções e óbito. “Trata-se de um grande problema de saúde pública, com muitas internações e pessoas incapacitadas de retomarem suas vidas após uma fratura em decorrência da fragilidade óssea. As medidas de prevenção começam na infância, com boa ingestão de alimentos ricos em cálcio – leite e derivados –  atividade física regular com exercícios resistidos e de equilíbrio, pensando no fortalecimento de músculos, ossos e articulações e, claro, exposição solar para formação de vitamina D”, comenta Dr. Maeda.

Estatísticas da osteoporose:

– Nas mulheres acima de 45 anos de idade, as fraturas por causa da osteoporose resultam em mais dias de hospitalização do que muitas outras doenças, incluindo diabetes, infarto e câncer da mama;

– Cerca de 20% a 24% dos pacientes vão a óbito no primeiro ano após uma fratura de quadril;

– Cerca de 40% das pessoas que tiveram fratura no quadril ficam incapazes de andar sem ajuda; 60% necessitam de assistência um ano depois; 80% não conseguem dirigir e/ou fazer compras.

– 33% dos pacientes com fratura de quadril ficam totalmente dependentes ou em casa de repouso no ano seguinte à fratura de quadril. 

Sobre a ABRASSO

A ABRASSO, Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), SOBEMOM (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e a SOBRAO (Sociedade Brasileira de Osteoporose).

Criada em 2011, conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da Saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino, a pesquisa e realizar ações preventivas da saúde junto ao público em geral.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular