60 casos de picadas de escorpiões são registrados em Adamantina neste ano

26/11/2019 06h34 Os locais com maior incidência são Centro, Vila Jamil de Lima, Jardim Brasil e Vila Industrial. Mas, o caso mais recente da criança picada dentro da escola foi na Vila Jardim.
Redação - Acally Toledo - Informações: Grupo IMPACTO, Adamantina - SP
60 casos de picadas de escorpiões são registrados em Adamantina neste ano Criança de 9 anos é picada por escorpião na Emef Teruyo Kikuta. (Foto: Jornal Diário do Oeste)

Uma criança de 9 anos é a vítima mais recente de picada de escorpião em Adamantina. No ano, a Prefeitura já registrou 60 acidentes com o animal peçonhento, mostrando que o problema ainda se faz presente no cotidiano da população.

Conforme levantamento divulgado pela Administração Municipal ao IMPACTO, foram atendidas 313 notificações de aparecimento de escorpiões até 20 de setembro. Em 2018 foram realizadas 383 visitas de busca ativa e captura do animal em toda a cidade.

Os locais com maior incidência são Centro, Vila Jamil de Lima, Jardim Brasil e Vila Industrial. Mas, o caso da criança foi registrado na Vila Jardim, onde está situada a escola Emef Teruyo Kikuta.

A menina foi picada dentro da unidade escolar na terça-feira (19). Ela estava acompanhada pela professora, que realizou o primeiro atendimento. Após contato com a mãe foi encaminhada para pronto-socorro. A criança passa bem.

A Prefeitura informou que dedetizará o local neste sábado (23). “Foi chamado o setor de vigilância para averiguar o caso. Também foi feita uma limpeza no local e a escola será dedetizada no próximo sábado, de manhã, para segurança das crianças”, esclarece.

Segundo a Administração Municipal o controle dos escorpiões é feito com orientações nas residências pelos Agentes de Saúde, distribuição de folders informativos, vistorias de imóveis que tiveram ocorrências e em seu entorno, limpezas de terrenos e áreas públicas, entre outras medidas.

ORIENTAÇÕES

- Evite acúmulo de entulhos, materiais de construção, madeiras, galhos e objetos inservíveis;

- Tele ralos internos e externos;

- Tampem cubas de pias de cozinha e banheiro;

- Coloque proteção nas portas, vede frestas, caixas de gordura e buracos na parede;

- Verifique roupas e calçados antes de vesti-los, faça o mesmo com toalhas, panos de prato e de limpeza;

- Observe caixas de papelão, botijões de gás, sacos de carvão e lenha antes de levá-los para casa;

- Evite acesso ao imóvel, locais que sirvam de abrigo e alimentos, bem como ambientes úmidos onde o escorpião possa permanecer nesse verão;

- Não jogue lixo, galhos e entulhos em terrenos públicos e particulares, pois se tornam ambientes propícios para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, animais peçonhentos e insetos incômodos, que posteriormente retornam às residências em busca de abrigo e alimento.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular