Usuários de estradas rurais são obrigados a utilizar desvio em Adamantina

22/11/2022 08h31 Uma ponte caída e outra interditada atrapalham o dia a dia de moradores em estradas rurais de Adamantina
Por Siga Mais , Adamantina (SP)
Usuários de estradas rurais são obrigados a utilizar desvio em Adamantina .

ADAMANTINA - Usuários de duas estradas rurais, em Adamantina, estão vivenciando transtornos e acumulando gastos adicionais com combustíveis, em razão de uma ponte caída e outra interditada, em dois pontos do município. O Siga Mais esteve nos dois locais.

A situação mais antiga é na Estrada Municipal ADM-445, sobre o Córrego Tocantins, logo após a Usina de Lixo.

O trecho permite o acesso entre a vicinal José Bocardi e o Colégio Agrícola, e a propriedades rurais. A passagem está com cavaletes de sinalização instalados pela Prefeitura de Adamantina.

O local foi tema de um vídeo publicado no dia 19 de outubro nas redes sociais pelos vereadores Rafael Galvão e Bigode da Capoeira, onde também participou um morador diretamente afetado pela interdição total do trecho, depois que a ponte de madeira foi levada em uma cheia do manancial, diante de chuva intensa.

Segundo o morador, que reside há cerca de 15 anos na região afetada, a ponte nesse local já caiu diversas vezes, mas nunca ficou tanto tempo sem reparo, e com a passagem prejudicada, o que se arrasta há mais de um ano. No vídeo, os vereadores e o morador criticaram a demora na solução do problema, mesmo que de forma provisória. Em desabafo, o morador disse ainda que moradores e proprietários rurais diretamente afetados se dispõem e ajudar, caso necessário.

E mais recentemente, há cerca de dois meses, uma outra ponte rural foi interditada pela Prefeitura de Adamantina, após o afundamento em uma das cabeceiras. A estrutura corre risco de desabar. A ponte fica na Estrada Municipal ADM-353, sobre o Córrego dos Ranchos, no acesso entre os bairros Vista Verde e San Miguel 2 à Estrada 2, e também foi mostrada em vídeo, pelos mesmos vereadores, no dia 5 de novembro.

Depois do afundamento de uma das cabaceiras o poder público colocou cavaletes de sinalização, antes do acesso à ponte, bem como depositou terra nos dois lados da ponte, para bloquear a passagem de veículos. Mesmo assim, há usuários que se arriscam em transpor a ponte danificada, pondo em risco a própria segurança.

PROBLEMA ANTIGO - O caso da ponte sobre o Córrego Tocantins, logo após a Usina de Lixo, é um problema antigo. No local, em 2011, chegou a ser iniciada a construção de uma ponte definitiva, em concreto, porém a obra apresentou problemas e foi interrompida. Desde então foi travada uma batalha judicial entre a Prefeitura de Adamantina e a empresa vencedora da licitação pública, contratada para a execução das obras. O desfecho para o impasse é recente, e foi realizada licitação pública para sondagem da área e retomada da obra.

Todavia, a passagem nesse ponto era atendida por uma ponte de madeira, que foi destruída em razão da cheia do manancial, em uma forte chuva, o que ocorreu há mais de um ano, conforme a reclamação publicada em vídeo pelos vereadores e por um morador. A obstrução é total e não há como realizar a travessia. Esperando a retomada das obras da ponte de concreto, definitiva, a Prefeitura de Adamantina não se mobilizou para a execução de uma passagem provisória no lugar.

O QUE DISSE A PREFEITURA - Sobre os dois problemas o SIGA MAIS procurou a Prefeitura de Adamantina. Em relação à ponte no Córrego Tocantins, logo após a Usina de Lixo, “A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que foi realizada a sondagem para avaliar se a estrutura da ponte e o projeto está em execução. Em breve, terá início a execução da obra. As medidas estão sendo tomadas para sanar esse problema o quanto antes”.

Já sobre a ponte sobre o Córrego dos Ranchos, onde houve o afundamento de uma das cabeceiras, “A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que os orçamentos para contratação de empresa que faz a sondagem já foram feitos. Esta é a primeira etapa. Após essa conclusão, é realizado o projeto. Neste momento, está em execução a desmontagem da ponte”.

No pedido de informações à Prefeitura de Adamantina o SIGA MAIS solicitou prazo para a execução de melhorias provisórias ou definitivas, nos dois locais. Porém, sobre prazo, o poder público não respondeu.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular