Tupã-Quatá: vicinais precisam de mais investimentos na segurança

07/12/2022 07h27
Por site do Jornal Diário de Tupã, Tupã (SP)
Tupã-Quatá: vicinais precisam de mais investimentos na segurança .

 

Uma das principais preocupações de motoristas é com a qualidade das estradas vicinais da região. O tráfego intenso de veículos pesados no escoamento da produção agrícola atinge cada vez mais a qualidade da pista, exigindo novos investimentos. Segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo), das dez mortes registradas no trânsito de Tupã, entre os meses de janeiro a outubro deste ano, cinco (50%) ocorreram em vias e estradas municipais. Mas para que esses trechos contem com maior segurança é preciso ações conjuntas entre os municípios que as interligam.

Obras

A pouca ocorrência de chuvas no mês de novembro permitiu que o recapeamento asfáltico da estrada vicinal Tupã-Quatá avançasse e hoje já está com mais de 70% das obras concluídas. No trecho próximo ao município de Tupã os trabalhos já foram finalizados. No momento, faltam ser concluídos os serviços no trecho mais próximo da ponte sobre o Córrego Água Bonita, que continua interditada. A empresa está fazendo a sinalização e instalando lombadas e placas de velocidade na parte de Quatá. O recape abrange uma extensão de cerca de 40 quilômetros.

As obras, que estão sendo realizadas por empreiteira contratada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), têm um custo de R$ 18,9 milhões.

Ponte

O serviço de recapeamento da vicinal Tupã-Quatá está tendo bom ritmo também em razão da redução do tráfego de caminhões pela interdição do trecho próximo ao Córrego Água Bonita, onde houve a queda da ponte. Pelo desvio improvisado só é permitida a passagem de veículos de pequeno porte.

A Prefeitura de Quatá já fez gestões junto ao governo do Estado pedindo pressa na reconstrução da ponte, com o argumento de que a vicinal é importante na ligação entre a Sorocabana e a Alta Paulista. Já foi feita a abertura da licitação e agora será preciso esperar a conclusão dos procedimentos burocráticos para que as obras sejam iniciadas.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular