Obras em vicinal interditada desde março, na ligação entre Pacaembu e Mirandópolis, devem ser entregues em três meses

28/07/2023 08h28 Com 60% de conclusão, construção tem convênio celebrado com o Estado e passa de R$ 1,2 milhão.
Por G1, Pacaembu (SP)
Obras em vicinal interditada desde março, na ligação entre Pacaembu e Mirandópolis, devem ser entregues em três meses (Foto: Prefeitura de Pacaembu)

As obras da ponte no Córrego do Inferninho, localizado em um trecho da Rodovia Vicinal Prefeito Kouitiro Sato (SPV-063), que liga as cidades de Pacaembu (SP) e Mirandópolis (SP), devem ser finalizadas até outubro deste ano.

A via segue interditada nos dois sentidos, após o asfalto ceder, desde 1º de março, quando o rompimento de uma tubulação de passagem subterrânea de água abriu uma cratera e provocou a obstrução do trecho.

De acordo com o secretário municipal de Licitações, Contratos e Compras de Pacaembu, Matheus Henrique Ribeiro de Almeida, a construção está 60% concluída.

“O contrato foi firmado no dia 29 de maio de 2023, com a ordem para início de serviços emitida no dia 21 de junho de 2023. Respeitados os prazos contratuais, a empresa contratada, Copel Construções, Indústria e Comércio Ltda., encontra-se em plena e fiel execução ao objeto contratado. Ainda que o prazo de execução dos serviços previsto inicialmente seja de três meses, as obras já se encontram com aproximados 60% de conclusão”, informou Almeida ao g1.

Ainda segundo o secretário, o convênio nº 033/630/2023, celebrado com o Estado de São Paulo, por intermédio da Casa Militar e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), com fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos necessários à completa e perfeita execução, tem o valor de contratação de R$ 1.218.729,84.

No documento, estão incluídos neste preço todos os materiais, mão de obra, administração central e local, locomoção, alimentação, transportes com estadas, encargos sociais, trabalhistas e previdenciários, bem como todos os tributos incidentes decorrentes da execução.

A conclusão das obras deve ocorrer em três meses, de acordo com o poder público, com limite em 4 de outubro deste ano.

“As obras estão dentro do cronograma e, até o presente momento, encontram-se com avanço ao prazo estipulado”, finalizou Almeida.

Desvios

Uma das rotas alternativas fica no sentido da Mina d’água, ponto turístico de Pacaembu, localizada no bairro rural Areia Branca.

“O desvio tem cerca de cinco quilômetros, fica uns dois quilômetros antes do trecho interditado, e chega em Pacaembu. O acesso para o Centro de Detenção Provisória [CDP] também está sendo feito por essa estrada rural", comentou o secretário da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pacaembu, Luciano de Oliveira Teles.

Já para os motoristas que transitam no sentido contrário, conforme o secretário, a rota alternativa, uma estrada rural, fica na estação de luz de Pacaembu, no bairro rural São José. "Ela vai sair próximo à Mina d'água, também em Areia Branca. E, depois, o motorista pega a vicinal", concluiu.

 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular