Ao todo, 44 pontos em 12 rodovias da região de Presidente Prudente (SP) terão novos radares instalados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) até maio deste ano.
As empresas contempladas pelo edital nº 145/2023 devem finalizar a instalação dos dispositivos em até 90 dias, contados a partir desta sexta-feira (14).
Veja os pontos onde os novos radares serão instalados no Oeste Paulista:
SP-483 | Rodovia José Batista de Souza / José Jacinto de Medeiros
km 8,300 - Taciba (SP) - Norte/Sul
km 10,400 - Taciba - Norte/Sul
SP-563 | Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo / Rodovia da Integração
km 4,200 - Mirante do Paranapanema (SP) - Norte/Sul
km 19,360 - Mirante do Paranapanema - Norte/Sul
km 47,500 - Marabá Paulista (SP) - Norte/Sul
km 79,000 - Presidente Venceslau (SP) - Norte/Sul
km 110,000 - Presidente Venceslau - Norte/Sul
km 111,500 - Presidente Venceslau - Norte/Sul
km 112,500 - Presidente Venceslau - Norte/Sul
km 131,850 - Dracena (SP) - Norte/Sul
km 144,700 - Tupi Paulista (SP) - Norte/Sul
km 159,300 - Monte Castelo (SP) - Norte/Sul
SP-421 | Rodovia Jorge Bassil Dower
km 92,000 - Rancharia (SP) - Leste/Oeste
km 132,700 - Nantes (SP) - Leste/Oeste
SP-457 | Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes
km 44,000 - Rancharia - Norte/Sul
km 46,000 - Rancharia - Norte/Sul
km 58,200 - Rancharia - Norte/Sul
km 60,000 - Rancharia - Norte/Sul
km 66,000 - Rancharia - Norte/Sul
SP-425 | Rodovia Assis Chateaubriand
km 362,400 - Rinópolis (SP) - Norte/Sul
km 455,800 - Presidente Prudente (SP) - Norte/Sul
km 481,300 - Pirapozinho (SP) - Norte/Sul
km 488,980 - Pirapozinho - Norte/Sul
km 499,800 - Pirapozinho - Norte/Sul
SPA-430/425 | acesso à Rodovia Assis Chateaubriand
km 1,150 - Martinópolis (SP) - Norte/Sul
SP-272 | Rodovia Olímpio Ferreira da Silva
km 48,000 - Mirante do Paranapanema - Norte/Sul
SP-501 | Rodovia Júlio Budiski
km 3,200 - Presidente Prudente - Norte/Sul
km 7,000 - Presidente Prudente - Norte/Sul
km 10,940 - Álvares Machado (SP) - Norte/Sul
km 16,500 - Álvares Machado - Norte/Sul
km 26,100 - Presidente Prudente - Norte/Sul
km 44,000 - Santo Expedito (SP) - Norte/Sul
SP-613 - Rodovia Arlindo Béttio
km 6,500 - Teodoro Sampaio (SP) - Leste/Oeste
km 7,900 - Teodoro Sampaio - Leste/Oeste
km 10,300 - Teodoro Sampaio - Leste/Oeste
km 12,700 - Teodoro Sampaio - Leste/Oeste
km 16,500 - Teodoro Sampaio - Leste/Oeste
km 18,000 - Teodoro Sampaio - Leste/Oeste
km 31,000 - Euclides da Cunha Paulista (SP) - Leste/Oeste
km 33,600 - Euclides da Cunha Paulista - Leste/Oeste
km 46,500 - Euclides da Cunha Paulista - Leste/Oeste
SPA-074/613 | acesso à Rodovia Arlindo Béttio
km 5,000 - Rosana (SP) - Norte/Sul
SPA-079/613 | acesso à Rodovia Arlindo Béttio
km 5,800 - Rosana - Norte/Sul
km 7,150 - Rosana - Norte/Sul
De acordo com o órgão estadual, “a definição dos pontos ainda pode sofrer alteração devido a estudos realizados nos locais, a fim de entender a melhor solução de cada local, visando a segurança viária. Após a instalação, as localizações com as coordenadas serão publicadas e estarão disponíveis no site do DER-SP”.
Pontos estratégicos
Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos de rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade, levando em consideração também outros fatores, como o gênero de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos e proximidade de passagem de fauna.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de Operações Viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do departamento.
Os dispositivos são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador, e não do conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).
O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem.
Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.