Equipamento alerta motoristas para risco de colisões em trecho da SP-270 considerado ‘crítico’, em Álvares Machado

01/03/2024 09h18 Segundo concessionária, analisando a média anual, houve uma diminuição de 70% no número de acidentes em pontos onde as ‘Rampas Seguras’ estão instaladas.
Por: G1, Álvares Machado - SP
Equipamento alerta motoristas para risco de colisões em trecho da SP-270 considerado ‘crítico’, em Álvares Machado (Foto: Cart)

Um equipamento que alerta para o risco de colisões traseiras foi instalado pela Concessionária Cart no km 580 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no sentido interior-capital, em Álvares Machado (SP).

Batizado de “Rampa Segura”, o dispositivo está em funcionamento desde dezembro, e é o terceiro instalado na região, tendo em vista que o trecho em questão “é considerado crítico para acidentes de colisão traseira em perfil de aclive”.

Para se ter ideia, nos últimos quatro anos, as colisões traseiras envolvendo veículos pesados tiveram maior recorrência no período compreendido entre 18h e 23h, segundo a concessionária.

“Esta faixa horária representa um desafio significativo, justificando a implantação de medidas adicionais de segurança”, observou.

Os equipamentos implantados nos km 300 e 436 da SP-270 “resultaram em uma notável redução nas colisões”. Considerando a média anual, houve uma diminuição de 70% nos acidentes, segundo dados da Cart.

Dinâmica

O objetivo do equipamento é alertar aos motoristas antes de chegar ao referido ponto, “pois quando um veículo pesado desempenhar velocidade reduzida na rampa, aferido por sensores no pavimento, automaticamente o sistema acionará os faróis intermitentes”.

Diante disso, segundo a empresa, será possível observar de longa distância a presença de veículos lentos à frente, fazendo com que o motorista redobre a atenção e diminua a velocidade.

“Com a implementação do Rampa Segura no km 580, a Cart reafirma seu compromisso com a segurança viária, trabalhando para proporcionar aos usuários uma experiência de deslocamento mais segura e eficiente em suas rodovias”, afirmou o coordenador de Operações da empresa, Marcos Lanuti.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular