Avião decola em rodovia do interior de SP após pouso forçado.

21/01/2022 07h41 Um dia após apresentar problemas mecânicos na SP-333, em Marília (SP), monomotor usou a mesma pista ainda obras de duplicação para retornar a Presidente Prudente; ao lado, pista aberta para o tráfego não precisou ser interditada e decolagem aconteceu ‘ao lado’ de caminhão-tanque.
Por G1, Marília (SP)
Avião decola em rodovia do interior de SP após pouso forçado. .

O avião monomotor que fez um pouso forçado na Rodovia Rachid Rayes (SP-333) na tarde da última segunda-feira (17), em Marília (SP), decolou da mesma pista na manhã do dia seguinte para retornar a Presidente Prudente (SP), onde mora o piloto e dono da aeronave.

Imagens gravadas pela Polícia Rodoviária mostram a decolagem feita na pista que está em obras de duplicação, e ainda fechada ao tráfego, mas que fica ao lado da pista em operação e que estava com trânsito liberado. Por isso, o avião decolou “ao lado” de um caminhão-tanque que passava pelo local (Veja abaixo).

Segundo informações da Polícia Rodoviária, esse tipo de operação não exige autorizações especiais dos órgãos de aviação e pode ser feita por conta do piloto. Além disso, segundo a polícia, a decolagem não oferecia riscos na rodovia.

Após decolar, o avião fez uma parada no aeroporto de Marília, reabasteceu, e seguiu viagem para Presidente Prudente.

Pouso forçado

Na segunda-feira, o avião seguia de Presidente Prudente para São Paulo quando apresentou problemas mecânicos. O monomotor era ocupado pelo piloto e dono da aeronave e sua esposa, sendo que nenhum deles ficou ferido.

O piloto precisou fazer um pouso de emergência e conseguiu descer com a aeronave no trecho que está sendo duplicado da SP-333, no quilômetro 346, ainda fechado ao tráfego, evitando o risco de atingir outros veículos.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave Cessna Aircraft, de matrícula PT-WDY, está registrada em nome de uma administradora nacional de consórcios.

O avião não tem autorização para operar como táxi aéreo, mas está com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) dentro do prazo de validade.

Outros casos na região

O incidente em Marília é o terceiro envolvendo pequenas aeronaves no centro-oeste paulista em menos de 20 dias.

No último dia 31 de dezembro, um avião agrícola fez um pouso forçado às margens da rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Maracaí (SP) e Paraguaçu Paulista (SP).

Na ocasião, a aeronave fazia a pulverização de defensivos em uma plantação, quando o piloto precisou pousar próximo ao km 470 da rodovia. O avião ficou destruído, mas o piloto não se feriu e recusou atendimento médico.

Mesma sorte não teve o piloto Alan Henrique de Oliveira, de 24 anos, que também voava em uma aeronave agrícola que caiu em um canavial no distrito de Cafesópolis, em Cafelândia (SP), na manhã da última sexta-feira (14), e morreu no local do acidente. A causa do acidente ainda é desconhecida e está sob investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa).

 

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