Todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos às 5h28 desta quarta-feira (29), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. O alerta foi encerrado às 8h.
Até as 9h, mais de 70 mil imóveis na Grande São Paulo estavam sem energia elétrica, de acordo com a concessionária Enel, sendo 50 mil apenas na capital.
Segundo o CGE, a instabilidade veio do interior e provocou chuvas de intensidade moderada desde o final da madrugada e início da manhã. Há risco de rajadas de vento, áreas de alagamento intransitáveis e transbordamento de rios e córregos.
De acordo com o banco de dados meteorológicos do CGE, outubro registrou até o momento 71,3 mm de chuva, o equivalente a cerca de 63,5% da média esperada para o mês (112,2 mm).
Queda de árvore bloqueia via no Butantã
Na região do Butantã, uma árvore caiu na Rua Domingos Nogueira, altura do número 53, durante a madrugada, bloqueando os dois sentidos da via, informou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Equipes da Subprefeitura Butantã foram encaminhadas ao local para remover a árvore e liberar o trânsito.
Trânsito intenso e desvios de ônibus
Às 8h, a lentidão na cidade alcançou 894 km, recorde do ano no período da manhã, segundo a CET.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informaram que três linhas de ônibus precisaram ser desviadas desde as 3h40:
6250/10 Jd. Jaqueline – Term. Bandeira
8024/10 Jd. Jaqueline – Butantã
8073/10 Jd. Guaraú – Term. Vl. Sônia
Itinerário de desvio em ambos os sentidos: normal até a Rua Domingos Nogueira, desvia pela Rua Capivari Mirim e Rua João Guilherme, retornando ao percurso original.