A Grande São Paulo começou a quinta-feira (11) com 1,5 milhão de imóveis sem energia, segundo a Enel — mais de 1 milhão apenas na capital. O apagão, que chegou a afetar mais de 2 milhões de clientes na quarta, também deixou 235 semáforos apagados e contribuiu para 203 km de lentidão no trânsito pela manhã.
A falta de energia impacta ainda o abastecimento de água em diversos bairros e mantém todos os parques municipais fechados temporariamente.Os problemas foram causados pelo vendaval provocado por um ciclone extratropical, que gerou rajadas de até 98 km/h na Lapa. Segundo a Prefeitura, já foram registradas 231 quedas de árvores, com 182 removidas até a noite de quarta.
O prefeito Ricardo Nunes afirmou que acionará a Aneel e a Justiça para cobrar providências da Enel, após novo apagão de grande escala.
Nos aeroportos, Congonhas registrou 181 voos afetados na quarta e já contabiliza novos cancelamentos nesta quinta. Em Guarulhos, houve cancelamentos e alternâncias de pousos, refletindo a instabilidade causada pelo temporal.