Governo de SP vai servir merenda extra para 700 mil alunos da rede pública

09/09/2021 05h53 Benefício entra em vigor no dia 27 de setembro e será destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Incentivo faz parte de programa para tentar conter evasão escolar por conta da pandemia.
Por G1, São Paulo - SP
Governo de SP vai servir merenda extra para 700 mil alunos da rede pública Governo de SP vai dar merenda extra para alunos em situação de vulnerabilidade social. (Foto: Reprodução / TV Globo)

O governo de São Paulo vai servir merenda extra para 700 mil alunos da rede pública em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o governador, a medida entra em vigor a partir do dia 27 de setembro para as famílias que estão no Cadastro Único.

Os estudantes do período diurno da escola terão direito a duas refeições diariamente: uma dentro da escola e a outra poderá ser levada para casa.

Já os alunos do período noturno, além da merenda será fornecido um kit alimentação.

Para os estudantes de escolas de ensino integral, os lanches já servidos pelas unidades ganharão reforço.

A medida foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) na tarde desta quarta-feira (8) e faz parte de um programa para tentar conter a evasão escolar por conta da pandemia.

Durante a coletiva, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, disse que o estado tem investido em melhorias na alimentação escolar desde 2019.

"A secretaria reformulou, nós priorizamos muito a agricultura familiar no estado, justamente porque o estado de São Paulo não cumpria as metas de aquisições de agricultura familiar. No ano de 2021, nós vamos ter pela primeira vez o cumprimento dos 30% do gasto com agricultura familiar no estado de SP."

Bolsa do Povo Educação

Em julho, a gestão estadual anunciou o programa de transferência de renda "Bolsa do Povo Educação", com o objetivo de garantir o vínculo das famílias com as escolas e dos estudantes com o ambiente escolar.

Dentre as ações, está o pagamento de uma bolsa de estudos no valor total de R$ 1 mil destinada a estudantes do ensino médio mais vulneráveis para conter a evasão escolar. Serão beneficiados 300 mil alunos da rede estadual.

O valor será dividido em parcelas mensais, as inscrições foram abertas no dia 2 de setembro e serão encerradas no dia 13.

Outra frente de ação é a contratação de 20 mil familiares de estudantes para trabalhar nas escolas do estado.

Eles apoiarão as escolas, principalmente no acompanhamento dos protocolos sanitários por conta da Covid, garantindo o retorno presencial seguro para estudantes e funcionários.

Os beneficiários do programa devem cumprir uma jornada de quatro horas diárias e receberão R$ 500 por mês, de agosto a dezembro de 2021.

As principais atividades realizadas por eles são a busca ativa e o acolhimento de alunos, o apoio à educação especial, além do apoio geral à escola.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular