Governo de SP descarta risco de desabastecimento de oxigênio e anuncia instalação de usina

23/03/2021 05h41 Ambev vai instalar usina em Ribeirão Preto para envasar 125 cilindros por dia. Gestão estadual se reuniu com empresas nesta segunda (22). No sábado (20), pacientes foram transferidos de UPA na Zona Leste da capital paulista após problemas no fornecimento do produto.
Por G1, São Paulo - SP
Governo de SP descarta risco de desabastecimento de oxigênio e anuncia instalação de usina (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (22) a instalação de uma usina de oxigênio em Ribeirão Preto, no interior do estado, para abastecer as unidades de saúde.

A usina será montada pela empresa Ambev e deverá ficar pronta em até dez dias. No local, será feito o envase de 125 cilindros por dia.

Em entrevista coletiva no início da tarde, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, disse que a gestão estadual mobiliza a inciativa privada para ampliar a produção e a distribuição de oxigênio no estado.

Ainda de acordo com a gestão estadual, fornecedores garantiram o abastecimento do produto em reunião com o governador João Doria (PSDB) na manhã desta segunda (22).

As negociações visam atender os hospitais da rede estadual, municipal, entidades filantrópicas e também da rede particular.

"Hoje a reunião foi muito importante, com as cinco principais empresas de fornecimento de oxigênio. O objetivo foi ouvir quais são os desafios que as empresas têm e garantir o fornecimento para todo o estado. Tivemos a excelente notícia da Ambev com essa usina que produzirá 125 cilindros por dia", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A secretária afirmou que o governo montou uma força-tarefa para conseguir doações ou empréstimos de cilindros.

Na sexta (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de cilindros industriais para armazenar oxigênio hospitalar e evitar o desabastecimento do chamado kit intubação, usado no tratamento de pacientes graves da Covid-19.

"Nós temos o desafio dos cilindros porque com o avanço da pandemia passamos a ter leitos de UTI em UPAs. [...] Então o pedido adicional é para todas as empresas que tenham cilindros, é muito importante que nos procurem. As universidades já estão fazendo levantamento de doações, junto com empresas de solda, mas toda ajuda é importante

No encontro com as empresas, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que o estado registrou um aumento acima de 40% na demanda pelo produto.

"Temos hoje 29 mil pacientes internados, sendo que 12 mil estão nas unidades de terapia intensiva, estando os demais nas nossas enfermarias e pronto-atendimentos. Com isso, aumentamos em 45% a necessidade de oxigênio para essa população. Algo que, em quatro semanas, jamais imaginávamos."

Pacientes transferidos

A mobilização estadual ocorre após a capital paulista registrar problema no fornecimento de oxigênio na madrugada do último sábado (20), em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste.

Levantamento feito pelo pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems/SP), divulgado no final de semana, aponta que ao menos 54 cidades do estado de São Paulo estão com o estoque de cilindros de oxigênio em estado crítico - ou seja, o estoque pode se esgotar em breve.

Hospital para Covid

Durante a entrevista coletiva desta segunda, o governo também informou que o Hospital de Vila Penteado, na Zona Norte da capital paulista, passa a atender apenas casos de Covid. São 196 leitos, sendo 55 de UTI e 141 de enfermaria.

Segundo o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, todos os demais pacientes já estão sendo absorvidos por outras unidades da rede estadual.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular