'Desconto de Usuário Frequente' para pedágios da região só irão valer para veículos Categoria 1

21/06/2021 05h52 Reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Concessionária, que explicou como se dará o benefício.
Redação - Acally Toledo, São Paulo - SP
'Desconto de Usuário Frequente' para pedágios da região só irão valer para veículos Categoria 1 .

Ainda sem uma data definida para o início da operação das praças de pedágio nas rodovias da nossa região, vários usuários constantes das vias se questionam sobre os benefícios prometidos para quem passará pelos pedágios com frequência. 

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Concessionária Eixo-SP, que enviou uma nota onde explica como serão praticados os descontos para usuário frequente e destacou que o veículo de passeio irá receber descontos a partir da segunda passagem pela mesma praça e mesmo sentido, utilizando qualquer operadora de tag eletrônica para passagem automática.

De acordo com a concessionária, além do DUF, já é praticado o desconto de 5% nas passagens pelas pistas automáticas. A Eixo destacou ainda que os descontos são praticados apenas para veículos leves, da Categoria 1.

Alguns ouvintes e leitores da Rádio Metrópole FM e Portal Metrópole de Notícias destacaram que nas placas de sinalização nas proximidades das praças de pedágio e também em alguns informativos, não se especifica que tipo de usuário frequente entraria nos descontos, e sim apenas informa que os usuários frequentes podem adquirir o benefício, dando margem a entender que qualquer usuário frequente, caminhões, por exemplo, pode ter o benefício.

Nossa reportagem questionou também a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) sobre esse desconto ser praticado apenas para veículos leves e foi informada por meio de nota, que “a obrigação contratual é de disponibilização do DUF apenas para veículos de passeio (Categoria 1) que se utilizem das pistas automáticas.”.

Segue a nota da Eixo-SP na íntegra:

A Eixo SP Concessionária de Rodovias informa que o cronograma de obras de instalação das praças de pedágio está alinhado com os prazos de cumprimento do edital de concessão regido pela ARTESP – Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo. Ainda conforme o contrato, o início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2021. O valor da tarifa será definido pela agência reguladora. 

A Eixo SP será a primeira concessionária do Brasil a adotar o DUF – Desconto de Usuário Frequente. Veículos de passeio (categoria 1) com passagem nas pistas automáticas começarão a receber descontos a partir da segunda passagem pela mesma praça e mesmo sentido. Os valores terão redução progressiva até a 30ª passagem, no mesmo mês. Além disso, hoje já é praticado pela concessionária o desconto de 5% nas passagens pelas pistas automáticas. 

Na SP-294 irão operar praças nos quilômetros 367+800 (Piratininga); 425+700 (Garça); 474+800 (Oriente); 551+700 (Parapuã); 581+700 (Inúbia Paulista); 623+100 (Pacaembu); e 670+800 (Santa Mercedes). 

Os municípios receberão o repasse mensal de ISS – Imposto Sobre Serviço, recursos que podem ser investidos na saúde, educação e outros serviços essenciais à população. 

Segue a nota da ARTESP na íntegra:

A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que as rodovias administradas pela EIXOSP, atualmente, pertencem à única concessão cuja operação do DUF está prevista no contrato estabelecido com a Artesp. A obrigação contratual é de disponibilização do DUF apenas para veículos de passeio (Categoria 1) que se utilizem das pistas automáticas.  A identificação do veículo será automática e os descontos serão proporcionalmente maiores, de acordo com a quantidade de passagens realizadas dentro do mês, por sentido de cada praça.

O Desconto para Usuário Frequente (DUF) é um benefício para motoristas e passageiros comuns que utilizam o trecho rodoviário com mais regularidade, principalmente moradores que usam as rodovias para acessar com maior frequência locais de trabalho, de estudo ou a rede de comércios e serviços de municípios vizinhos.

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