Recordes que o líder Corinthians pode bater no atual Campeonato Brasileiro

17/08/2017 00h00 Com uma campanha excepcional no atual Brasileiro, o Corinthians, além do título do torneio, tem tudo para bater alguns recordes.
Por Humberto Luiz Peron - Globo Esporte, São Paulo, SP
Recordes que o líder Corinthians pode bater no atual Campeonato Brasileiro Corinthians, além do título do torneio, tem tudo para bater alguns recordes históricos do Nacional.

Com uma campanha excepcional no atual Brasileiro, o Corinthians, além do título do torneio, o que é o mais importante, tem tudo para bater alguns recordes históricos do Nacional disputado no sistema de pontos corridos e com 20 clubes participantes, o que acontece desde a edição 2006. 

 

Não custa lembrar que o time de Fábio Carille, já bateu duas marcas históricas com a sua campanha espetacular no 1º turno no atual Brasileiro, quando somou 47 pontos: número de pontos ganhos em um só turno e terminar a primeira metade do torneio sem ser derrotado. Confira o que o Corinthians atual precisa para bater outros números históricos.(Lembrando sempre: as marcas são do Brasileiro disputado com pontos corridos e 20 clubes).

 

>> Campeão: 76 pontos

Necessário no returno 29 pontos

Assim, com os 47 pontos feitos no primeiro turno, o time precisaria de apenas 29 pontos – campanha do quinto colado no turno, para garantir a taça, ou ter apenas 50,8% de aproveitamento nos 19 jogos finais – até agora, o Timão tem 82,5 % de aproveitamento.

 

>> Número de Pontos

Recorde: 81 – Corinthians (2015)

Necessário no returno: 34 pontos

Para bater a marca do time de Tite, que conquistou o título de 2015, o atual Corinthians vai precisar marcar 34 pontos, ou ter aproveitamento de 59,6%.

 

>> Pontos em um turno

Recorde: 47 – Corinthians (2017)

Necessário no returno: 48 pontos

Para bater sua própria marca, a equipe atual vai ter que conseguir seguir com o mesmo ritmo e aproveitamento excepcional que teve no 1º turno e ainda somar um pontinho a mais.

 

>> Número de Vitórias

Recorde: 24 - Cruzeiro (2014), Corinthians (2015) e Palmeiras (2016)

Necessário no returno: 10 vitórias

Com nove partidas em casa e o excelente desempenho fora de casa - aproveitamento de 82,5% longe de Itaquera, o atual Corinthians está muito próximo de ser o recordista absoluto neste quesito.

 

>> Números de Gols Marcados

Recorde: 77 – Cruzeiro (2013)

Necessário no returno: 46 gols

Para conseguir bater o recorde, o ataque precisaria aumentar muito seu desempenho. Para fazer os 46 gols nos últimos 19 jogos, a equipe precisaria ter uma média de 2,4 gols por jogo – atualmente a média é 1,68 gol por jogo – 32 tentos em 19 partidas. 

O aumento da média de gols marcado ajudaria o atacante Jô a se tornar o principal artilheiro do Campeonato Brasileiro, fato que nenhum jogador do clube conseguiu na história do torneio, independente da fórmula de disputa.

 

>> Número de Gols Sofridos

Recorde: 19 – São Paulo (2007)

Necessário: tomar até 9 gols

 

A segura defesa corintiana, liderada pelo goleiro Cassio, se tomar o mesmo de gols do turno inicial - 9 gols - vai bater o recorde do São Paulo, que há 10 anos, com Rogério Ceni no gol só levou 19 tentos, na campanha do título do Tricolor.

 

>> Número de Derrotas

Recorde: 4 – São Paulo (2006)

Necessário para o returno: perder até 3 partidas

Para tirar mais uma marca do rival São Paulo, conseguida em 2006, o Corinthians poderá perder até três partidas. Se conseguir a façanha de conquistar o título sem perder, será a primeira equipe vencedora de um título disputado em pontos corridos. 

O Internacional é o único clube que conquistou o Campeonato Brasileiro, de 1971 para cá, sem derrota, feito realizado na edição de 1979 – o Colorado naquele ano disputou 23 partidas.

 

>> Invencibilidade nos pontos corridos

Recorde: 19 jogos – Corinthians (2010 e 2011)

Necessário para o returno: não perder para o Vitória

Se somar pontos na partida contra o Vitória, o Corinthians será o time que somará o maior número de partidas sem perder desde 2006. A atual marca também é do Corinthians, mas foi conseguida em dois torneios – 8 jogos em 2010 somados com 11 em 2011. 

A marca histórica no Brasileiro, 42 jogos, conseguida pelo Botafogo nas edições de 1977 e 78, não há como o Corinthians bater no atual torneio, pois o clube só vai realizar 38 jogos.

 

>> Título antecipado

Recorde – 34ª rodada – São Paulo (2007) e Cruzeiro (2013)

Necessário para o returno: abrir 16 pontos de vantagem para o segundo colocado ao final da 33ª rodada.

Para conseguir tal feito, o time, nos primeiros oitos jogos do returno, precisaria, no mínimo dobrar a diferença – de 8 para 16 pontos - sobre o atual vice-líder, o Grêmio, ou fazer cinco pontos a mais do que o Santos.

 

>> Maior diferença de pontos do campeão para o vice

Recorde – 15 pontos – São Paulo (2007)

Necessário: Para o atual Corinthians bater essa vantagem, ele precisaria dobrar a vantagem que teve para o segundo colocado no segundo turno. Ou seja, mais uma vez, repetir a dominante campanha da fase inicial.

 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular