Em retorno ao Brenão, Osvaldo Cruz vence e afunda a Santacruzense no Grupo 2 da Segundona

30/05/2022 09h35 Com um gol em cada tempo, Azulão garante a vitória em jogo que também marcou a estreia do técnico André Alves
Por GE, Osvaldo Cruz (SP)
Em retorno ao Brenão, Osvaldo Cruz vence e afunda a Santacruzense no Grupo 2 da Segundona Osvaldo Cruz x Santacruzense (Foto: Rian Santos/ Cedida)

 

Pode não ter sido na base da técnica, mas o Osvaldo Cruz foi mais organizado e, com um gol em cada tempo, venceu a Santacruzense na manhã deste domingo (29). O jogo marcou o retorno do time ao Brenão – e com torcida –, além da estreia do técnico André Alves à frente da equipe. É um grande respiro para o Azulão, e a Santacruzense em situação cada vez mais complicada no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (quarto patamar estadual).

Primeiro tempo

A primeira etapa não foi das melhores. Muitas faltas e passes errados, estes em razão também do gramado, como aparenta. Se, lá atrás, os erros do time da casa estavam voltados às saídas erradas, a parte ofensiva deixava a desejar nos lançamento longos. Entretanto, já nos acréscimos, Rafinha fez a insistência valer, e Maranhão aproveitou a jogada, batendo firme, no canto esquerdo de Maycon.

Etapa final

O começo da etapa complementar teve a mesma cara do primeiro tempo: faltas e passes errados em grande escala. Não demorou, e os treinadores tentaram mudanças. Maior felicidade teve o estreante André Alves, enquanto as trocas de Augusto César, pelo lado dos visitantes, não surtiram efeito. Com um belo gol de cabeça, de Bigu, o Osvaldo Cruz ampliou e fechou a conta. Destaque também no lance para o cruzamento perfeito de Roberto.

Volta da torcida

Como observou (e contou) o jornalista Gabriel Lanza, da TV Fronteira (afiliada Rede Globo na região), o Osvaldo Cruz voltou a jogar no Brenão com torcida após 1064 dias. A última vez havia sido em 2019. Em 2020, tivemos a ausência do torcedor nos estádios devido à pandemia. Em 2021, quando o público voltou, o Azulão já estava eliminado. Neste ano, a estreia em casa, contra o Assisense, foi sem torcida. E, na quinta rodada, pela interdição do Brenão, o Osvaldo Cruz mandou o jogo contra o Grêmio Prudente para Birigui. O público foi de 123 pagantes, e a renda, de R$ 1950,00.

Estreia positiva

Tecnicamente, pode não ter sido a estreia ideal para o técnico André Alves, no Osvaldo Cruz. Entretanto, com o desempenho sobretudo do segundo tempo, é possível acreditar em um Osvaldo Cruz com evolução para oferecer a seguir. A defesa foi bem, e o time teve velocidade.

Rapidez e entrosamento repetido

Se no lance do primeiro gol, e praticamente em todo o primeiro tempo, o Osvaldo Cruz buscou por meio da velocidade, a recompensa do segundo tempo veio por meio do entrosamento. Merece ser um dos destaques da partida a jogada do segundo gol: cobrança perfeita de Roberto, na primeira trave, na cabeça de Bigu. O lance é parecido com o que deu o gol da vitória em Santa Cruz do Rio Pardo. Na oportunidade, Bryan, hoje suspenso, marcou.

Destaque negativo

Por outro lado, a partida também foi marcada pela grande quantidade de faltas e passes errados. Aparentemente, o gramado do Brenão não ajudou. Contudo, os torcedores do Azulão e da Locomotiva mereciam mais do duelo. Na súmula, são sete amarelos (três para o time da casa); 41 faltas (22 dos mandantes) e 63 minutos de bola rodando (33 no primeiro tempo).

Situação do Grupo 2

O Osvaldo Cruz chega a oito pontos, em cinco jogos. A equipe aguarda o desfecho da partida contra o Vocem, em Assis, pela quarta rodada, não iniciada por falta de ambulância. O julgamento é nesta semana, e a tendência é de que o Azulão some os três pontos. A Santacruzense tem apenas um ponto em seis rodadas. Grêmio e Vocem empataram por 1 a 1 também neste domingo. O Grêmio soma 12 pontos, e o Vocem, oito. Às 15h, o Itararé recebe o Assisense (veja a tabela completa).

Pela 7ª rodada

As duas equipes voltam a campo no domingo (5). Às 10h, o Osvaldo Cruz visita o Assisense, no Tonicão. A Santacruzense, às 10h30, recebe o outro time de Assis na chave, o Vocem.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular