Efeito Covid-19: Fifa estuda caso e acena com liberação de lista de 26 jogadores convocados para Copa

18/02/2022 07h31 Em 2018 e em todos Mundiais recentes, limite era de 23 jogadores. Seleção brasileira já se planeja com essa possibilidade
Por GE, Mundo
Efeito Covid-19: Fifa estuda caso e acena com liberação de lista de 26 jogadores convocados para Copa O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anuncia os estádios da Copa do Mundo Feminina de 2023. (Foto: Divulgação)

A Fifa estuda mudança significativa para a próxima Copa do Mundo no número de atletas convocados por cada seleção. O limite tradicionalmente é de 23 jogadores - desde que foi permitida a convocação de terceiro goleiro -, mas existe a possibilidade da liberação de três atletas a mais em cada lista.

O total de 26 convocados atletas alteraria algumas dinâmicas que ainda serão avaliadas pelo corpo técnico da Fifa e também em congresso internacional da entidade, que será realizado no final de março, antes do sorteio da Copa - marcado para 1º de abril.

O aumento se deve, principalmente, pela primeira grande competição realizada em tempos de Covid-19. Mas é preciso definir, por exemplo, quantos atletas poderiam ser relacionados - se obrigatoriamente ficariam de fora esses três excedentes, pois hoje apenas 23 podem ser relacionados, ou se poderiam ir para o banco de reservas.

O que pensa Tite?

De toda maneira, não foi à toa que a seleção brasileira de Tite fez a última lista com 26 atletas e já planeja a próxima com a mesma quantidade de convocados - os chamados serão entregues à Fifa dia 4 de março, mas o anúncio deve ficar só para a outra semana.

A comissão técnica de Tite já trabalha com essa disposição, embora ainda não haja martelo batido sobre o assunto. Com três a mais, duas posições devem ser preenchidas por jogadores do meio para frente. Para citar exemplo da última lista, foram dois reservas de Fred - Gerson e Bruno Guimarães -, em tese dois reservas de Paquetá - Philippe Coutinho e Everton Ribeiro - e sete atacantes ao todo convocados - Rodrygo foi o jogador a mais.

Caso a Fifa aprove a mudança, a ideia de Tite é ter dois para frente e avaliar alguma carência em outro setor - por exemplo, levar um lateral com características distintas em momento de disputa intensa entre Daniel Alves e Emerson na direita e Guilherme Arana, Renan Lodi e Alex Telles na esquerda.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular