Atletas de Padel de Rinópolis são chamadas para treinar com a Seleção Brasileira

05/04/2023 08h59 Duas meninas de 11 anos vão treinar em Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Redação - Wilson Bettiol* , Rinópolis (SP)
Atletas de Padel de Rinópolis são chamadas para treinar com a Seleção Brasileira (Foto: Reprodução)

Um esporte muito popular no sul do país ganha força em Rinópolis graças ao corretor de imóveis Rildo Nogueira Peralta, que viveu vários anos em Santa Catarina e ao retornar para sua cidade, implantou o projeto. O Padel é um esporte que pode ser considerado uma mistura de Tênis com Squash e pode ser praticado por qualquer faixa etária.

O projeto denominado “Padel Rinópolis” tem hoje cerca de 80 alunos, sob a orientação e aulas dos professores Rildo e Dauner Palomo.

O destaque do projeto nos últimos dias foi o convite da Seleção Brasileira de Padel Sub-12, para que as atletas Izabele Esteves Pedroso e Clara Valenciano Marqueti, fizessem uma série de treinamentos no Rio Grande do Sul com as demais integrantes do selecionado brasileiro, o que pode ser considerada uma porta de entrada para a Seleção.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o idealizador e um dos professores, Rildo Peralta. “Hoje muitos países da Europa e da América do Sul tem o Padel como segundo esporte mais praticado, destinado a todas as idades, é bastante inclusivo e muitas crianças que não se adaptam a outros esportes gostam dessa modalidade. Morei vários anos em Santa Catarina e ao retornar para Rinópolis, comprei uma chácara e montei uma quadra para jogar com os amigos, mas minha vontade sempre foi treinar as crianças para que o esporte tenha futuro, tenha a renovação. Aí meu amigo jornalista Dauner Palomo, que tem me ajudado demais, entrou também no projeto graças a ele, que corre atrás de tudo, se empenha, busca patrocínio, está assim. Isso tomou uma grande proporção, tanto que chegou a 100 alunos.”, disse Rildo.

O professor falou também sobre o convite da Seleção Brasileira Sub-12, para que duas atletas de Rinópolis façam uma série de treinamentos. “A Izabelle e a Clara Marqueti, que são amiguinhas desde criança, começara a jogar juntas, foram se preparando, crescendo no esporte, foram campeãs em São Paulo e no Paraná e isso chamou a atenção da Seleção Brasileira. Agora elas foram chamadas para treinar com a Seleção em Santa Maria nos dias 14 e 15 de abril, onde são chamadas as 8 melhores jogadoras do Brasil, e elas estão em quinta e sexta colocações. A gente luta para fazer sempre o melhor, mas não esperávamos que fosse dessa forma, foi uma emoção muito grande não só para nós, mas para toda Rinópolis, tanto que recebemos mensagens de todos os lugares, de jogadores, dos coleguinhas delas aqui da cidade, então para elas foi espetacular.”, disse o treinador.

O prefeito José Ferreira de Oliveira Neto, também falou com a reportagem do Portal Metrópole. “Sem dúvida alguma é um projeto extremamente importante em nossa cidade, e a prefeitura, na medida do possível, tem procurado ser parceira. A convocação dessas meninas para a Seleção, sem dúvida vai levar o nome de nossa querida cidade não só para o estado, mas também para o Brasil todo, e além do que, no interior paulista as únicas meninas chamadas para o selecionado nacional, foram as de Rinópolis, isso nos deixa cheios de orgulho. Isso de uma certa forma vai motivar outras crianças e jovens a praticarem o esporte, seja Padel ou outras modalidades. Hoje tem escolinhas de vários esportes como futebol, futsal, vôlei masculino e feminino, e acreditamos que o esporte é uma excelente ferramenta para tirar as crianças da rua.”, concluiu o prefeito de Rinópolis.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular