Ano perdido? Esporte regional dá 5 bons motivos (no mínimo) para se lembrar de 2020

05/01/2021 07h12 Na primeira parte da retrospectiva deste ano, esporte do Oeste Paulista mostra que dificuldades acerca da pandemia da Covid-19 dividiram espaço com momentos positivos e inesquecíveis.
Por Globo Esporte, Osvaldo Cruz - SP
Ano perdido? Esporte regional dá 5 bons motivos (no mínimo) para se lembrar de 2020 No começo do ano, Copinha agitou Osvaldo Cruz mais uma vez, quando a torcida ainda frequentava os estádios. (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Rian Santos)

A retrospectiva do esporte do Oeste Paulista em 2020 começa rebatendo um termo muito presente nas projeções e agora avaliações sobre os últimos 12 meses: o de ano perdido. Mesmo em meio às enormes dificuldades em razão da pandemia da Covid-19, que ainda preocupa, os desportistas de Presidente Prudente e região deram, no mínimo, cinco bons motivos para que este ano venha a ser, sim, guardado, em partes, com carinho na história e na memória.

Se por um lado 2020 foi marcado pelas vidas perdidas e mudanças obrigatórias em vários contextos, como das competições e práticas esportivas, o esporte regional teve momentos únicos e vibrantes. Ele foi construído com o futebol prudentino voltando a brigar por um acesso, Copinha "bombando" no Brenão, atletas levantando taça até do outro lado do mundo, algumas revelações dando um passo a mais na carreira, e o futsal de Dracena... Ah, o Dracena! Essa foi a cereja da retrospectiva, em forma de título na Liga Paulista de Futsal (LPF). Mas teve mais!

Futebol prudentino

Os jejuns quebrados pelo futebol prudentino dão arranque à retrospectiva. O Grêmio Prudente não disputava uma partida oficial há mais de dois anos, desde 8 de julho de 2018. Encerrou esse triste histórico em 18 de outubro, quando estreou no Campeonato Paulista da Segunda Divisão – quarto patamar estadual. O retorno foi em casa e terminou em um empate com o Vocem por 0 a 0. A partida serviu também para colocar fim à fase do Prudentão sem jogos profissionais. A marca foi outra a durar mais de dois anos.

Há tempos o futebol prudentino não deixava o torcedor orgulhoso, ao brigar em condições reais pelo acesso. O clube gremista fechou o ano sem a vaga na A3, mas com a melhor campanha de sua história e o sentimento de que há um nova equipe para torcer. Não só o sentimento. A prática já foi exercida, quando a torcida saiu de casa e apoiou o Grêmio do barranco atrás do Prudentão, da árvore, de cima do caminhão...

Futebol osvaldo-cruzense

Saindo do futebol de Prudente e partindo para Osvaldo Cruz, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2020, rendeu mais um bom capítulo à história do esporte da região. A cidade foi uma das sedes da Copinha pela quarta vez, a terceira consecutiva e também a terceira com o Azulão em campo.

Nessa edição, o time da casa conseguiu a primeira vitória em sua trajetória no certame, vencendo o Londrina por 3 a 2. No total, o Brenão foi palco de oito partidas. Uma delas fez o estádio matar a saudade de receber um grande público. Na segunda fase, a Ponte Preta eliminou o Santos nos pênaltis e frustrou a torcida do Peixe, presente em bom número.

Conquistas Brasil e mundo afora

Ainda nos gramados, seja no interior do país ou do outro lado do mundo, teve futebolista da região celebrando os feitos da temporada. Entre eles, está o zagueiro Jesiel, de Teodoro Sampaio, campeão da primeira divisão do futebol japonês pelo Kawasaki Frontale. Para fechar 2020 com o pé direito ainda mais calibrado, neste final de semana, o time de Jesiel garantiu vaga na final da Copa do Imperador. A decisão será após a virada de ano.

Em um rápido olhar pelo futebol do interior brasileiro, o meio-campista Rapchan, natural de Presidente Venceslau e com passagem pelas categorias de base do Grêmio Prudente, ajudou o Bandeirante de Birigui a eliminar o Osvaldo Cruz, o próprio Grêmio e a conquistar uma vaga na A3. Outro a comemorar a promoção foi o goleiro prudentino Bruno Colaço, vice da divisão de acesso goiana, defendendo a meta do Itumbiara.

Dracena no topo

Nos gramados, vários pontos mereceram destaque. Entretanto é indiscutível que o maior brilho veio das quadras, com o Dracena. Após colocar a cidade no cenário nacional do futsal pela primeira vez, por meio da parceria com o antigo Orlândia, a equipe do Oeste Paulista superou a eliminação na Liga Nacional em grande estilo. De maneira inédita, os dracenenses chegaram à final da Liga Paulista, venceram o Pulo, de Campinas, e garantiram a taça.

E teve mais...

Antes da retrospectiva chegar às revelações, vale relembrar que, ainda no futebol, a região viu o Osvaldo Cruz voltar a fazer uma boa campanha na Segundona, chegando às quartas de final. O handebol feminino de Prudente é mais uma merecida modalidade a ser citada. A equipe juvenil participou do Paulista, organizado em um modelo especial devido à pandemia, e colocou o handebol prudentino em um cenário ao lado de equipes tradicionais, como o Santos e o Pinheiros.

É aproveitando esse embalo das meninas de Prudente que o resumo de 2020 chega de vez às revelações esportivas da região, as quais seguem buscando seus espaços – algumas com êxito neste ano. A adamantinense Júlia Barbosa e a prudentina Maria Victória Belo de Sena vêm do atletismo, enquanto Diego, zagueiro do São Paulo, e João Arthur, do Mirassol, aparecem como destaques nos campos.

Mas, por enquanto, apenas alguns nomes são elencados, pois vem mais por aí. Esse quinto bom motivo da lista de abertura terá mais detalhes na segunda parte da retrospectiva. Por ora, parabéns não somente aos vitoriosos, mas a todos que buscaram escrever um 2020 menos doloroso. E conseguiram!

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular