Termina nesta semana o prazo para regularização do Título de Eleitor

02/05/2022 08h46 A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão.
Redação - Acally Toledo , Osvaldo Cruz (SP)
Termina nesta semana o prazo para regularização do Título de Eleitor (Foto: Correio Lageano)

Neste ano de 2022 teremos eleições para Presidente da República, Governadores, além de Deputados Estaduais, Federais e Senadores da República.

A Justiça Eleitoral trabalha com um calendário para todos os procedimentos, tanto para os candidatos, quanto para os eleitores que terão que ir às urnas para votar.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, que fala sobre vários assuntos ligados o pleito deste ano. “Sobre um assunto que circulou nas redes sociais de que quem não tem a biometria não poderá votar, essa informação não é correta, porque os únicos que não conseguirão votar por ausência de biometria, são aquelas pessoas que foram chamadas pelo Juiz Eleitoral para o cadastramento biométrico e não o fizeram. Após isso, tivemos os casos das pessoas que procuraram o Cartório Eleitoral e regularizaram sua situação, e os que tiraram título após o ano de 2019, e de lá para cá, não houve mais registro de biometria. Ou seja, essas pessoas que regularizaram ou tiraram títulos novos, e não passaram pela biometria, poderão votar normalmente.”, orientou.

Simão falou também sobre até quando o eleitor terá que estar com sua situação regularizada para que ele possa votar este ano. “O prazo final cai no dia 04 de maio, quarta-feira, último dia para solicitar através do Cartório Eleitoral, ou por meio da internet, a sua regularização da situação eleitoral, ou quando for o caso, tirar o Título de Eleitor para aqueles que ainda não possuem o documento.”.

Isso vale inclusive para o caso de quem estiver fazendo transferência de domicilio eleitoral, todos têm até 04 de maio de 2022.

Quem não vota há várias eleições

Quem estiver de alguma forma faltoso com a Justiça Eleitoral, a orientação do Cartório é que procurem os servidores do órgão através dos números citados, para que cada caso seja analisado.

Vale lembrar que aquele que deixou de votar em apenas uma eleição, ainda pode votar nesta sem ter que regularizar sua situação, mas sempre é bom consultar o Cartório Eleitoral sobre sua situação.

O WhatsApp do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz é (18) 3529-1511.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular