Eleitor tem somente até hoje para regularizar, transferir ou emitir o título

04/05/2022 08h59 Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias.
Redação: Acally Toledo Informações: Agencia Brasil, Brasil
Eleitor tem somente até hoje para regularizar, transferir ou emitir o título (Foto: Reprodução)

Quem quiser votar nas eleições de outubro desse ano tem apenas até esta quarta-feira (04) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar nas eleições.  

Por meio do site oficial TítuloNet, é possível verificar pendências no título de eleitor, requerer a primeira via do documento, fazer a transferência de município de votação e alterar dados pessoais. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os cidadãos que fizerem as solicitações até às 23h59 desta quarta-feira serão atendidos. 

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, que fala sobre vários assuntos ligados o pleito deste ano. “Sobre um assunto que circulou nas redes sociais de que quem não tem a biometria não poderá votar, essa informação não é correta, porque os únicos que não conseguirão votar por ausência de biometria, são aquelas pessoas que foram chamadas pelo Juiz Eleitoral para o cadastramento biométrico e não o fizeram. Após isso, tivemos os casos das pessoas que procuraram o Cartório Eleitoral e regularizaram sua situação, e os que tiraram título após o ano de 2019, e de lá para cá, não houve mais registro de biometria. Ou seja, essas pessoas que regularizaram ou tiraram títulos novos, e não passaram pela biometria, poderão votar normalmente.”, orientou.

Simão falou também sobre até quando o eleitor terá que estar com sua situação regularizada para que ele possa votar este ano. “O prazo final é no dia 04 de maio, quarta-feira, último dia para solicitar através do Cartório Eleitoral, ou por meio da internet, a sua regularização da situação eleitoral, ou quando for o caso, tirar o Título de Eleitor para aqueles que ainda não possuem o documento. Isso vale inclusive para o caso de quem estiver fazendo transferência de domicilio eleitoral, todos têm até 04 de maio de 2022.”.

Quem estiver de alguma forma faltoso com a Justiça Eleitoral, a orientação do Cartório é que procurem os servidores do órgão através dos números citados, para que cada caso seja analisado.

Vale lembrar que aquele que deixou de votar em apenas uma eleição, ainda pode votar nesta sem ter que regularizar sua situação, mas sempre é bom consultar o Cartório Eleitoral sobre sua situação.

O WhatsApp do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz é (18) 3529-1511.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular